A lei áurea de 1888 aboliu a escravidão no Brasil, entretanto desde 1850 o Parlamento aprovou diversas leis que ficaram conhecidas por leis abolicionista. Faça uma pesquisa sobre essas leis e aponte porque elas não eram efetivas.
Respostas
Depois da segunda metade do século XIX, uma série de leis abolicionistas foram criadas e aprovadas no Brasil, de forma que buscava realizar um processo gradual de libertação dos escravos.
Entretanto, estas não foram tão úteis no processo abolicionista por diversos motivos:
Lei do Ventre Livre: decretava que todos os filhos de escravos nascidos no Brasil depois de seu ano de criação (1871) fossem considerados livres.
Por que era pouco efetiva? O dono do escravo poderia escolher entre libertar o escravo com 8 anos (pagando uma indenização) ou aos 21 (sem pagar indenização).
Lei dos Sexagenários: decretava que os escravos com mais de 60 anos fossem libertados.
Por que era pouco efetiva? A lei decretava que para isso o escravo deveria trabalhar 3 anos como forma de indenização e não poderia, por 5 anos, mudar de província.
Além disso, essas leis não favoreciam realmente os escravos pois estes, se chegassem a conseguir a liberdade, depois passavam por extremas dificuldades e preconceitos.
Bons estudos!