• Matéria: História
  • Autor: papae
  • Perguntado 7 anos atrás

e o documento é a base para a pesquisa e veracidade da História então caso uma civilização que não tivesse nenhum vestígio histórico, seria essa civilização tida como inexistente para profissional da História? Já que o documento é tão importante para a produção da história vem outra pergunta: o que é documento histórico? Para responder a ultima pergunta devemos considerar qual memória deve ser preservada pela História. Como determinado grupo e determinada época consideram que aquela folha escrita estivesse na categoria e importância de um verdadeiro “documento histórico” e por isso o guardou para nós do presente? A carta escrita por Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal só tomou importância mesmo em meados do século XIX (mais de quatrocentos anos depois), pois dependeu do crescimento do orgulho português pelo passado épico das navegações e no Brasil por este no século XX estar em crescimento do seu nacionalismo. O documento não é um documento em si, independente do mundo a sua volta, há um diálogo entre o interesse do presente e o documento; todo documento histórico é uma construção permanente. Mas não bastassem essas variações há outras: variam também os agentes que a lêem permitindo leituras opostas. A intenção particular da primeira variação junta-se com a intenção particular da segunda variação, pois o documento possibilita ais leituras variadas." Analise as sentenças e assinale V para verdadeiro e F para falso. ( ) O historiador pode se deparar com diferentes tipos de fontes, mas as realmente confiáveis são as escritas. ( ) O historiador não precisa se preocupar com o contextos das fontes, pois elas são um dado da realidade e, como tal, falam por si mesmas. ( ) O historiador, em seu trabalho, deve levar em conta quem produziu as fontes e os critérios utilizados. ( ) O historiador deve manusear as fontes com cuidado, pois também é responsável por sua preservação.

Respostas

respondido por: kacauchan
13

A resposta correta é a de letra e) F - F - V - V.

A primeira afirmação está incorreta pois todas as fontes são confiáveis, se for provado que elas são verdadeiras. Por isso que existe mais de um tipo de fonte, como as orais, imagéticas, escritas, visuais etc.

Já a segunda também está errada pois o contexto é de extrema importância para o entendimento da fonte. Pois imagine encontrar uma ferramenta em que existe em mais de uma cultura só que as suas finalidades são totalmente diferentes?! Por isso a necessidade do contexto.

Espero ter ajudado! Bons Estudos!

respondido por: gabyluizasilva
7

Resposta:

alguém tem todas as respostas da Adg 1 historiografia ??

Explicação:

Perguntas similares