Av1 formação integral de saúde
Muitas vezes em nosso cotidiano encontramos situações que nos fazem refletir sobre o Sistema de Saúde em nosso país. Conhecendo a História da Saúde no Brasil e sabendo que, em termos de formulação de leis, é possível identificar algumas fases, assinale a alternativa que descreve em qual fase ocorreu a formulação das Políticas Públicas de Saúde no nosso país:
Alternativas:
a)
Na primeira fase, de 1990 a 1994, houve a definição das bases legais do SUS, com as Leis Orgânicas de Saúde.
Alternativa assinalada
b)
Na primeira fase, de 1990 a 1994, houve a definição das bases legais do Sistema Único de Saúde, com a lei de Vigilância Sanitária.
c)
Na segunda fase, de 1998 a 2002, houve ênfase na regulação do mercado em saúde, como é o caso da lei de controle de Asbesto/Amianto.
d)
Na segunda fase, de 1998 a 2002, houve ênfase na regulação do mercado em saúde, como exemplo, pode-se citar a criação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
e)
Na quarta fase, de 1990 a 1994, ocorreu o retorno das políticas específicas, que eram diretamente atreladas a um projeto do governo federal, como exemplo há a criação da lei de iodação de sal.
2)
As políticas públicas em Saúde são desenvolvidas por meio de ações, programas, projetos, regulamentações, leis e normas que são formuladas:
Alternativas:
a)
Pelo Legislativo, Executivo e Judiciário.
b)
Pelo Legislativo e Executivo de forma articulada e sempre equilibrada.
c)
Pelo Legislativo e Judiciário de forma articulada e sempre equilibrada.
d)
Pelo Executivo e Judiciário, porém, o poder legislativo, por meio de decretos, resoluções e portarias, é o principal responsável pela conformação de políticas.
e)
Pelo Legislativo e Executivo, porém, o poder executivo, por meio de decretos, resoluções e portarias, é o principal responsável pela conformação de políticas.
Alternativa assinalada
3)
Os princípios ________________servem de alicerce para o Sistema Único de Saúde e ao mesmo tempo, representam os valores, os preceitos que sustentam o sistema. Mencionamos um princípio que é estruturante, é o princípio moral, servindo para orientar as ações e políticas de saúde em nosso país. Mas temos os princípios ______________ que auxiliam na organização, conformação das ações e serviços do Sistema Único de Saúde, que são os princípios: ________________________________________________________________. Assinale a alternativa que preenche corretamente e respectivamente as lacunas acima:
Alternativas:
a)
Doutrinários; Organizativos; Integralidade, Equidade e Descentralização e Hierarquização.
b)
Organizativos; Doutrinários; Descentralização, Regionalização e Hierarquização e Participação Social.
c)
Organizativos; Doutrinários; Integralidade e Hierarquização, Equidade e Participação Social.
d)
Doutrinários; Organizativos; Descentralização, Regionalização e Hierarquização e Participação Social.
Alternativa assinalada
e)
Organizativos; Doutrinários; Descentralização e Hierarquização, Equidade e Integralidade.
4)
Paciente com hipertensão arterial sofreu um Acidente Vascular cerebral, ficando internado. Na alta Hospitalar o médico o encaminha o para a Unidade Básica de Saúde para acompanhamento do quadro hipertensivo e para serviço de reabilitação. Este caso nos remete a qual(is) princípio(s) do Sistema Único de Saúde? Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Regionalização e Hierarquização.
b)
Integralidade.
Alternativa assinalada
c)
Descentralização e Participação Social.
d)
Universalidade e Equidade.
e)
Universalidade.
5)
A Participação Social está assegurada na Constituição e na LOS n°8.142 que dispõem sobre as instâncias de participação na gestão do SUS, as Conferências de Saúde e Conselhos de Saúde. Segundo estas, as Conferências de Saúde devem ocorrer a quatro anos e tem papel:
Alternativas:
a)
Consultivo, com objetivo de avaliar a situação de saúde em cada uma de suas áreas de competência e propor as diretrizes para formulação de políticas.
Alternativa assinalada
b)
Consultivo na formulação de políticas nacionais, exercer o controle social sobre as políticas de saúde, inclusive em suas dimensões financeiras e administrativas.
c)
Deliberativo na formulação de políticas, exercer o controle social sobre as políticas de saúde, inclusive em suas dimensões financeiras e administrativas.
d)
Deliberativo, com objetivo de avaliar a situação de saúde em nível nacional e propor as diretrizes para formulação de políticas.
e)
Deliberativo, com objetivo de avaliar a situação de saúde em cada uma de suas áreas de competência e propor as diretrizes para formulação de políticas.
Respostas
Resposta:
1 d
2 e
3 d
4 b
5 a
será que mais alguém mais fez?
Resposta:Av1 - Formação Integral em Saúde
×Sua avaliação foi confirmada com sucesso
Informações Adicionais
• Período: 02/08/2021 00:00 à 04/12/2021 23:59
• Situação: Cadastrado
• Pontuação: 10000
• Protocolo:
Avaliar Material
1)Como se caracterizam as práticas da Saúde Pública adotadas antes da Saúde Coletiva?
• a)Campanhas informativas, prescrições sobre cuidados para prevenir doenças. Alternativa assinalada
2)Em relação às práticas de Promoção de Atividade Física preconizada pela Políticas Públicas: .
• b)A promoção da atividade física é realizada pelo Programa Academia de Saúde, que desenvolve atividades físicas e práticas corporais, práticas educativas relacionadas a temas como atividade física, alimentação saudável, violência e outros temas que podem promover melhores condições de vida; também engloba ações nas escolas, organizações sociais e praças públicas. Alternativa assinalada .
3)A equipe de saúde de uma Unidade Básica de Saúde está organizando uma atividade na escola, onde desenvolverá a reflexão sobre a questão: dengue é uma questão de educação? Nesta situação é possível afirmar que:
• a)A ação de promoção de saúde no caso é intersetorial. Alternativa assinalada
4)Os princípios ________________servem de alicerce para o Sistema Único de Saúde e ao mesmo tempo, representam os valores, os preceitos que sustentam o sistema. Mencionamos um princípio que é estruturante, é o princípio moral, servindo para orientar as ações e políticas de saúde em nosso país. Mas temos os princípios ______________ que auxiliam na organização, conformação das ações e serviços do Sistema Único de Saúde, que são os princípios:
• d)Doutrinários, Organizativos, Descentralização, Regionalização e Hierarquização e Participação Social. Alternativa assinalada
5)A Participação Social está assegurada na Constituição e na LOS n°8.142 que dispõem sobre as instâncias de participação na gestão do SUS, as Conferências de Saúde e Conselhos de Saúde. Segundo estas as Conferências de Saúde devem ocorrer a quatro anos e tem papel:
• a)Consultivo, com objetivo de avaliar a situação de saúde em cada uma de suas áreas de competência e propor as diretrizes para formulação de políticas. Alternativa assinalada
6)A reorientação da Atenção Primária à Saúde pela Estratégia Saúde da Família (ESF) encontra-se comprometida devido a dificuldades na realização de encaminhamentos para atendimentos nos níveis de Atenção Secundária e Terciária. Para o enfrentamento destas dificuldades foi elaborado o:
• b)Pacto de Gestão. Alternativa assinalada
7)Sobre o Planejamento Estratégico Situacional podemos afirmar:
I. É elaborado por um planejador técnico.
II. Os conflitos não podem ser negligenciados.
III. É imprescindível o diagnóstico das condições de saúde.
• d)II e III estão corretas. Alternativa assinalada
8)Ao elaborar o Plano de Ação, a seleção dos indicadores serve para:
• b)Avaliar o impacto alcançado pelo plano. Alternativa assinalada
9)(Questão Anulada)
Na elaboração do Plano de Ação, os nós críticos fazem referência a:
• e)%100% Às causas de um problema com possibilidade de ser modificado com intervenções do planejamento. Alternativa assinalada
10)Na tentativa de reorganizar a prática assistencial, foi criado em 1994 o Programa Saúde da Família – PSF, pelo Ministério da Saúde. Este novo modelo de Atenção Primária tinha como atributos:
• e)Integralidade no cuidado e longitudinalidade. Alternativa assinalada
Explicação: • RESPOSTAS 1A 2B 3A 4D 5A 6B 7D 8B 9E 10E