"De 1902 a 1912 a política externa brasileira esteve sob o comando de José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco. Ele possuía sólidos conhecimentos sobre os países platinos, em virtude de seus estudos e por ter presenciado a ação platina de seu pai, o Visconde do Rio Branco, expoente conservador do Brasil Império e que estivera no Prata, em missões diplomáticas. O Barão do Rio Branco assumiu o cargo de Chanceler quando o Brasil encontrava-se isolado na América do Sul. Por essa época, eram mornas as relações com o Chile devido à visita de Campos Sales à Argentina em 1900; com a Bolívia, o Brasil encontrava-se quase em estado de beligerância, devido à questão do Acre; a Venezuela não concluía o trabalho de demarcação da fronteira comum e, ainda, a Colômbia buscara, sem resultados, apoio brasileiro frente à possibilidade de retalhamento de seu território, devido à construção do canal do Panamá.1 Rio Branco, porém, via o Brasil em posição de destaque na América do Sul, não de modo impositivo, mas, sim, decorrente de sua própria dimensão territorial, condição econômica e situação demográfica".
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo acerca dos dois grandes marcos da gestão do Barão do Rio Branco à frente do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Após, assinale somente a alternativa correta:
A
Conseguiu o perdão de parte da dívida externa junto aos credores internacionais e um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU
B
O Brasão do Rio Branco é reconhecido pela definição das fronteiras do Brasil e pela promoção da aliança não escrita com os EUA.
C
Conseguiu o financiamento para construir a Siderúrgica de Volta Redonda junto aos EUA e liderou as negociações para refinanciar a dívida brasileira com o FMI
D
Convenceu o Presidente Vargas a entrar na Segunda Guerra Mundial ao lado dos Aliados e formulou o tratado de paz que pôs fim a Guerra do Paraguai
E
Formulou uma política externa de não alinhamento em relação aos EUA e à URSS e articulou a criação do MERCOSUL
Respostas
respondido por:
2
É correta a alternativa B.
O Barão de Rio Branco foi responsável, por exemplo, pela demarcação das fronteiras do Acre, de modo que sistematizou as fronteiras que o nosso país apresenta hoje, demarcando territórios que, por suas características de ocupação, eram objetos de disputa entre os governos americanos.
Também foi ele que aproximou o país dos Estados Unidos, que via como uma futura superpotência e como principal economia das Américas, tendo facilitado a posterior participação brasileira na Segunda Guerra ao lado dos aliados.
LuanaCorrea96:
obrigadaaaaaa
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás