Respostas
Resposta: sim!
Explicação:
Em plena era digital, os jogos epistêmicos ganham força no mercado da educação. Trata-se de ferramenta virtual que possibilita ao estudante vivenciar competências e habilidades relacionadas ao exercício de algumas profissões como engenharia, direito e medicina, por exemplo.
Essas possibilidades de inserção dos jogos eletrônicos como auxiliares no processo de aprendizado foram discutidas no X Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. O evento ocorreu semana passada, na Universidade Estadual da Bahia (Uneb), e reuniu estudantes de vários níveis de escolaridade, educadores e pesquisadores na área.
Entre os palestrantes estava David Shaffer, professor na Universidade de Wisconsin-Madison (Estados Unidos) e cientista do jogo no Centro de Wisconsin de Pesquisa e Educação.
Segundo ele, os jogos epistêmicos é o que existe de mais atual e inovador na educação, porque permite que os alunos aprendam regras de habilidades que se aplicam no jogo.
"As ferramentas ajudam os jogadores a pensar como médicos, engenheiros e advogados, por exemplo, além disso, contribuem na resolução de problemas, pois tem o poder de revolucionar o aprendizado por meio de diversas situações desafiadoras", explica Shaffer.