• Matéria: Sociologia
  • Autor: LuanaCorrea96
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia o trecho a seguir:


"Marx define o valor da força de trabalho como o tempo de trabalho necessário para a produção das mercadorias que entram na reposição da capacidade de trabalho. Essas mercadorias se encontram no mercado pelos seus preços de produção. A força de trabalho não pode receber seu valor, isto é, a tradução em dinheiro do tempo de trabalho necessário, pois se as mercadorias de que necessita fossem produzidas em ramos de composições orgânicas maiores que a média, os preços dessas mercadorias estariam acima dos seus valores e a força e trabalho não poderia se reproduzir. A força de trabalho deve ser paga pelo seu preço de (re)produção, que é a soma dos preços de produção das mercadorias das quais necessita normalmente para viver. O preço de mercado da força de trabalho, por sua vez, é o preço decorrente do embate entre oferta e demanda de trabalho, assim como da capacidade organizativa das classes na luta pelos seus interesses materiais. O preço de mercado da força de trabalho tem como baliza de referência o preço de (re)produção da força de trabalho."

Fonte: CIPOLLA, Francisco Paulo. O Mecanismo da Mais Valia Relativa. Estud. Econ., São Paulo, vol. 44, n.2, p. 383-408, abr.-jun. 2014, p. 388. Disponível em: .

Tendo em conta o trecho citado acima e os conteúdos discutidos no decorrer da disciplina, analise as afirmações abaixo e depois assinale a alternativa correta:

I. Para os marxistas a disparidade entre o salário pago e o valor produzido pelo trabalho acaba por dar origem à mais-valia e, consequentemente, ao lucro capitalista.

PORQUE

II. A teoria marxista do valor-trabalho demonstra como, dentro das relações estabelecidas no sistema capitalista, o trabalho gera um valor superior ao valor recebido pelo trabalhador na forma de salário.

A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B A asserção I uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
C A asserção II uma proposição verdadeira, e a I é uma proposição falsa
D As asserções I e II são proposições falsas
E As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I

Respostas

respondido por: Matheusieti
0

Ambas estão corretas.

A teoria central de Marx gira em torno da divisão social e das lutas de classe, como podemos entender:

O capitalismo é a linha econômica que tem a burguesia como detentora do acúmulo de capital, e, maior controladora das atividades;

Com isso, o proletariado, pode ser entendido como os trabalhadores que necessitam de um salário para sua sobrevivência, estando fadado a pobreza enquanto a burguesia detém a maior parte daquilo que o trabalhador produz, chamando o sociólogo de Mais Valia.

Perguntas similares