• Matéria: Geografia
  • Autor: gabrielh2003p5lzbm
  • Perguntado 7 anos atrás

“Para o Japão, que é frequentemente atingido por terremotos, o desenvolvimento de construções que sejam resistentes a esses fenômenos naturais tem sido um problema constante na arquitetura. O primeiro arranha-céu do Japão, o prédio Kasumigaseki, foi concluído em 1968 usando a mais recente tecnologia resistente a terremotos. Um grande número de arranha-céus têm sido construídos desde então, incluindo aqueles em Nishi-Shinjuku em Tóquio (1971-) e a Landmark Tower (1993, 296 metros de altura) em Yokohama”.
Assinale a alternativa correta:

(A) Apesar de comumente os limites de placas tectônicas e o vulcanismo estarem associados, no caso do Japão o vulcanismo não é um fenômeno presente na realidade deste país.
(B) O Brasil, apesar de não se encontrar em uma zona de instabilidade geológica, também é palco de diversos episódios de terremotos que não podem ser sentidos na superfície, pois são de menor magnitude na Escala Richter.
(C) Os terremotos no Japão estão associados à sua proximidade com os limites de placas tectônicas, pois o país se encontra entre o limite de três placas tectônicas, sendo elas a Placa de Nazca, a Placa das Filipinas e a Placa do Pacífico.
(D) O Japão, assim como o oeste dos EUA, Sudeste Asiático e alguns países do Leste Europeu, faz parte do Círculo de Fogo do Pacífico, uma zona de instabilidade geológica relacionado com o encontro de muitas placas tectônicas, ocasionando episódios de vulcanismo, terremotos e maremotos.
(E) As placas tectônicas apresentam três principais tipos de encontros entre suas placas: os encontros convergentes, transformantes e divergentes, também conhecidos, respectivamente, como destrutivos, conservativos e construtivos.

Respostas

respondido por: Sabrinaalmeid4
8

D) O Japão, assim como o oeste dos EUA, Sudeste Asiático e alguns países do Leste Europeu, faz parte do Círculo de Fogo do Pacífico, uma zona de instabilidade geológica relacionado com o encontro de muitas placas tectônicas, ocasionando episódios de vulcanismo, terremotos e maremotos.

O japão está situado em uma plataforma de círculo de fogo, ou seja possuem muitos pontos quentes e tais pontos quentes fazme com que ocorra os problemas que normalmente vemos, como os terremotos, maremostos, e vulcanismos.

E sim, nesse ponto há muito de tudo isso que foi mencionado, por isso constantemente os países que fazem parte do círculo de fogo precisam investir em estudos e segurança dos países que fazem parte do mesmo.

Perguntas similares