• Matéria: Filosofia
  • Autor: nelsinhotellesp5p64q
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia os textos a seguir:

TEXTO 1

Nos últimos anos, vivemos a maior crise da história econômica brasileira. Perdemos, praticamente, uma década de crescimento, com o PIB caindo 8% num período de dois anos. O desemprego explodiu, justamente, num momento em que as famílias estavam endividadas após terem sido estimuladas a consumir.
[...] E, como qualquer devedor que está em situação financeira crítica, os juros ficaram altos!
Juro alto é uma das maiores formas de transferir riqueza de poupadores para tomadores! Quem tem dinheiro para investir recebe boas taxas de retorno, enquanto quem tem dívidas paga altas taxas pelo dinheiro captado. E, na prática, isso acaba transferindo renda de pobres para ricos, aumentando a desigualdade.
MELLO, Adriana Pacheco do Amaral et al. Coletânea Formação Sociocultural e Ética: Ética, Política e Economia-PR: Unicesumar, 2019, p. 20 (adaptado).

TEXTO 2

A desigualdade na distribuição de riqueza em todo mundo está “fora de controle”, alerta um relatório da ONG (Organização Não Governamental) antipobreza Oxfam. Segundo o documento, em 2018, enquanto as camadas mais favorecidas acumulavam riquezas, as mais pobres ficavam ainda mais pobres, aumentando o abismo entre os dois grupos.
[...]
Os sistemas tributários que pesam sobre as camadas mais desfavorecidas da população mundial aumentam a disparidade entre ricos e pobres e a insatisfação popular, afirmou Winnie Byanyima, diretora executiva da Oxfam International. Esse quadro traz efeitos negativos particularmente para as mulheres.
O relatório afirma que os governos subfinanciam cada vez mais os serviços públicos e subtributam os ricos. “Os pobres sofrem duplamente, com a falta de serviços essenciais e também ao pagar uma carga maior de impostos”, afirmou a diretora executiva da Oxfam.
MELLO, Adriana Pacheco do Amaral et al. Coletânea Formação Sociocultural e Ética: Ética, Política e Economia-PR: Unicesumar, 2019, p. 30 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, analise as asserções que seguem.

I. Os textos apresentam informações relacionadas a desigualdade social (disparidade econômica entre ricos e pobres).
II. O texto 2 é uma justificativa do texto 1, quando afirma que as mulheres pagam mais impostos e recebem menos assistência médica.
III. Diante do exposto nos textos, pode-se inferir que eles apresentam dados relacionados à crise econômica brasileira e propõem medidas para equiparar as desigualdades sociais.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
II, apenas.

Alternativa 3:
III, apenas.

Alternativa 4:
I e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III.

Respostas

respondido por: makmorales
26

Alternativa 1, pois ambos os textos apresentam informações relativas às desigualdades sociais entre ricos e pobres. porém o texto II não é uma justificativa do primeiro; ele aborda a desigualdade social com outra ótica, verificando a participação da mulher na economia.

O que foi exposto nos textos é a desigualdade no Brasil (texto I) e no mundo (texto II), com destaque para a concentração de renda nas mãos os mais ricos, enquanto que os pobres mantém-se nessa condição.

Abraços!

respondido por: filipeonly
1

Resposta:

Alternativa 1:

I, apenas.

Explicação:

Perguntas similares