A moeda serve como reserva de valor por ter a máxima liquidez e por ter um poder de compra; assim, essa função está, intimamente, relacionada à função de meio de troca. A medida de valor é porque, por meio da moeda, classificamos quanto vale determinada mercadoria, e a função de padrão para pagamento diferido no tempo nos permite negociar algo (produto, serviço) em uma data e que o seu pagamento seja feito no futuro, ou seja, por conta da existência da moeda é que podemos combinar um preço hoje, para alguma negociação, e esse pagamento ser feito daqui há 30 ou 60 dias e assim por diante. ​BOECHAT, Andréia Moreira da Fonseca. Economia e sociedade. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.], p.123. ​Na economia monetária desenvolvida por Keynes, não é possível definir posições de equilíbrio, seja no curto ou no longo prazo, sem se considerar o comportamento da moeda e da política monetária. Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. O caráter essencial de uma economia monetária é que a moeda não é apenas um meio de troca. Trata-se de um ativo apto a resguardar as alterações nas expectativas dos agentes. Porque II. A moeda tem o atributo de transportar a riqueza no tempo. Dessa maneira, reserva valor do presente para o futuro, de modo que, possuindo liquidez máxima, pode saldar tanto transações à vista quanto pagamentos futuros. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Respostas

respondido por: Danas
11

As duas afirmativas estão corretas e se relacionam.

A moeda é basicamente uma reserva de valor e é o meio de pagamento mais utilizado por ser altamente fluida e por reservar valor de produção.

É por isso que o dinheiro é usado em todas as trocas, ele representa a produtividade de alguma coisa.

Todo o bem ou serviço atualmente é um bem de troca, que pode ser trocado em outros bens de consumo ou serviços, ou pelo dinheiro, que é visto como algo de mesmo valor.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares