Os textos “Ética e Economia: Inconciliáveis?” e “O Brasil de Hoje. Ética, Política e Economia. O que podemos fazer ou esperar?” retomam a etimologia da palavra economia, cuja origem vem do grego e significa gestão, direção, governo e administração (da casa), ordenação, planejamento. MELLO, Adriana Pacheco do Amaral et al. Coletânea Formação Sociocultural e Ética: Ética e Política e Economia. Maringá-PR: Unicesumar, 2019.
Assim sendo, na sequência analise as alternativas e assinale a correta quanto à transposição da palavra economia para a administração do Estado.
Alternativa 1: As decisões políticas não interferem na organização do Estado.
Alternativa 2: A finalidade de economia seria o aumento do lucro e o acúmulo de riquezas.
Alternativa 3: A finalidade de economia, para o Estado, seria de não deixar faltar o essencial a vida da população, de propiciar bens humanos.
Alternativa 4: O sentido de economia doméstica é de que um político deve organizar, fazer o planejamento doméstico de cada família.
Alternativa 5: Não é possível fazer a transposição do sentido de economia para o Estado, pois a palavra economia é aplicada, exclusivamente, no contexto doméstico.
Respostas
Resposta:
Alternativa 3:
A finalidade de economia, para o Estado, seria de não deixar faltar o essencial a vida da população, de propiciar bens humanos.
Explicação:
Alternativa 3:
A finalidade de economia, para o Estado, seria de não deixar faltar o essencial a vida da população, de propiciar bens humanos.
Resposta:
Alternativa correta é a 3
Explicação:
Segundo pagina 13 do livro:
A palavra ECONOMIA vem do grego oikonomikê, que significa direção, governo e administração (da casa), ordenação, planejamento. Tem um sentido doméstico, de não deixar faltará casa o suficiente para a vida dos convivas. Deste sentido doméstico, ela vem transposta depois para a administração do Estado. Assim, a finalidade da Economia não é o lucro ou aumento das riquezas, mas propiciar bens humanos, isto é, que não falte o necessário à vida, o que é algo natural ao ser humano.