Para seguir o protocolo de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), respeitando a sequência de atendimento sem esquecer-se do tempo, pois este é essencial, o enfermeiro deve se posicionar como líder de sua equipe, desenvolvendo o protocolo de forma sincronizada e organizada conforme o número de pessoas disponíveis para o atendimento, garantindo a eficácia do mesmo. Considerando o protocolo de RCP, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso: ( ) Os ritmos chocáveis são a taquicardia ventricular sem pulso e fibrilação ventricular. Ao detectarmos estes ritmos devemos aplicar o choque de 360 J, e após o choque mantemos a compressão torácica e ventilação, avaliando o ritmo após dois minutos. ( ) As drogas a serem utilizadas são: amiodarona (300 mg) dose de ataque, as próximas doses serão de 150 mg e intercalaremos com epinefrina (1mg), porém estas drogas serão administradas intercaladas a cada 3 minutos. Se não retornar ao ritmo deve-se manter este padrão choque 260 J, droga, choque, droga, sempre acompanhado de compressão torácica e ventilação. ( ) O suporte avançado de vida acrescenta-se monitorização do ritmo, desfibrilação, uso de drogas. Na avaliação dos ritmos podemos nos deparar com ritmos chocáveis e não chocáveis. De acordo com cada ritmo teremos uma conduta adequada. ( ) Os ritmos não chocáveis são atividade elétrica sem pulso (AESP) e assistolia, o atendimento se resume em manter o suporte avançado de vida (ventilação e compressão torácica) e uso de drogas como a epinefrina (1 mg) a cada 3 minutos Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: Escolha uma: a. V - F - F - F. b. V - V - F - F. c. V - V - V - V. d. V - F - V - F. e. V - F - F - V.
Respostas
Resposta:
Considerando o protocolo de RCP, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Os ritmos chocáveis são a taquicardia ventricular sem pulso e fibrilação ventricular. Ao detectarmos estes ritmos devemos aplicar o choque de 360 J, e após o choque mantemos a compressão torácica e ventilação, avaliando o ritmo após dois minutos.
Ao detectar esse ritmo o enfermeiro deve no máximo carregar o desfibrilador ou colocar o DEA.Pegar o carrinho de parada e prosseguir conforme protocolo. 360 é carga monofásica e 200 bifásica, mas em geral quem escolhe é o médico. Mas em si a questão parece estar correta, TVSP e FV usa-se o choque seguido de compressão, não se deve perder tempo com as compressões quando detectado esse tipo de arritmia.
Mas em termos gerais parece correta.
( ) As drogas a serem utilizadas são: amiodarona (300 mg) dose de ataque, as próximas doses serão de 150 mg e intercalaremos com epinefrina (1mg), porém estas drogas serão administradas intercaladas a cada 3 minutos. Se não retornar ao ritmo deve-se manter este padrão choque 260 J, droga, choque, droga, sempre acompanhado de compressão torácica e ventilação.
Parece correta, a dose de ataque da amiodarona seguido dos 150mg, adrenalina também está correta.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X1998000500013
Alguns autores prescrevem medicações apenas na ausência de FV e TVSP porque elas revertem mais fácil que ASsistolia e AESP
Pode ser incorreta porque não diz qual o tipo de parada... dependendo do tipo a conduta é diferente e não será essa a conduta. 260 J não é padrão.
( ) O suporte avançado de vida acrescenta-se monitorização do ritmo, desfibrilação, uso de drogas. Na avaliação dos ritmos podemos nos deparar com ritmos chocáveis e não chocáveis. De acordo com cada ritmo teremos uma conduta adequada.
Correta, mas no suporte avançado também temos uso de dispositivos invasivos que é uma das principais características do suporte avançado, além de imobilização com colar cervical, uso de mnemônicos e etc.
( ) Os ritmos não chocáveis são atividade elétrica sem pulso (AESP) e assistolia, o atendimento se resume em manter o suporte avançado de vida (ventilação e compressão torácica) e uso de drogas como a epinefrina (1 mg) a cada 3 minutos
Correta, parcialmente, porque pode ser de 3 a 5 minutos, sendo mais fácil quando intervalos de 4 minutos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: Escolha uma:
a. V - F - F - F.
b. V - V - F - F.
c. V - V - V - V.
d. V - F - V - F.
e. V - F - F - V
Eu colocaria a resposta E.
Resposta:
GABARITO:
V, F, V, F.
( V ) Os ritmos chocáveis são a taquicardia ventricular sem pulso e fibrilação ventricular. Ao detectarmos estes ritmos devemos aplicar o choque de 360 J, e após o choque mantemos a compressão torácica e ventilação, avaliando o ritmo após dois minutos.
( F ) As drogas a serem utilizadas são: amiodarona (300 mg) dose de ataque, as próximas doses serão de 150 mg e intercalaremos com epinefrina (1mg), porém estas drogas serão administradas intercaladas a cada 3 minutos. Se não retornar ao ritmo deve-se manter este padrão choque 260 J, droga, choque, droga, sempre acompanhado de compressão torácica e ventilação.
( V ) O suporte avançado de vida acrescenta-se monitorização do ritmo, desfibrilação, uso de drogas. Na avaliação dos ritmos podemos nos deparar com ritmos chocáveis e não chocáveis. De acordo com cada ritmo teremos uma conduta adequada.
( F ) Os ritmos não chocáveis são atividade elétrica sem pulso (AESP) e assistolia, o atendimento se resume em manter o suporte avançado de vida (ventilação e compressão torácica) e uso de drogas como a epinefrina (1 mg) a cada 3 minutos.