De acordo com Minayo (2002, p. 25) a pesquisa é um “labor artesanal”, que se realiza fundamentalmente por uma linguagem fundada em “conceitos, proposições, métodos e técnicas”, construindo um ritmo próprio e particular, denominado ciclo da pesquisa, iniciado pelo problema de pesquisa e finalizado com “um produto provisório capaz de dar origem a novas interrogações”. Com o objetivo de dar início a esse “labor artesanal”, propomos no primeiro ciclo deste fórum o seguinte: Elabore um problema de pesquisa inédito (diferente dos seus colegas / de autoria própria), justificando a importância do desenvolvimento de uma pesquisa a respeito da temática escolhida. Seu problema de pesquisa deve ser elaborado no formato de uma pergunta e deve ser bem delimitado, informando dados como o território ou local onde pretende ser realizada a pesquisa e o que se pretende pesquisar. A justificativa deverá ser elaborada em linha separada do problema, contendo no mínimo 4 e no máximo 8 linhas, citando no mínimo dois autores ao longo do texto (lembre-se de utilizar ano e, nesse caso, também o número da página na citação). Pule uma linha e faça as referências bibliográficas dos autores mencionados, de acordo com as normas da ABNT.
Lembre-se: você está no curso de Serviço Social e, por esse motivo, seu problema de pesquisa deve ser voltado à área profissional.
Resumindo: Nesse ciclo você deverá elaborar: a) problema de pesquisa; b) justificativa do problema de pesquisa; c) referências bibliográficas.
Respostas
Problema de pesquisa: Entender o espaço do assistente social e como a desigualdade afeta as condições de trabalho.
Justificativa: A justificativa de um projeto é a parte do trabalho científico que deve ressaltar a importância do tema escolhido pelo pesquisador e a necessidade de estuda-lo. Neste caso, esse trabalho deve ser realizado como uma forma de contribuição para o espaço acadêmico.
Dentro do cenário atual em nossa sociedade, dialogar sobre a ética do Serviço Social significa compreender as mudanças que vieram ocorrendo na intervenção profissional do assistente social, como também, a crise política que nos ronda.
Deste modo, notamos a importância das manifestações sociais, pois elas visam mudanças, e, não apenas na esfera da economia e da política, mas no campo do conhecimento, das ideias e dos valores, pois uma vez que, os meios de comunicação e da publicidade, de certa forma "manipulam" a sociedade, o assistente social junto com o educador, tem a função de visar esclarecer e preparar os indivíduos para um futuro melhor para as próximas gerações.