• Matéria: Filosofia
  • Autor: drimalukinha53
  • Perguntado 7 anos atrás

Tema: Platão
. Quem foi?
. Principais obras
. Conceito de filosofia
. Contribuição para a filosofia

Respostas

respondido por: lucasbarino
1
Quem foi: DescriçãoPlatão foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental.
Principais obras: Banquete
Essa obra, de cerca de 380 a.C., pode ser tida como uma resposta de Platão às acusações da cidade contra a filosofia. Platão narra uma festividade na casa de Agaton. A República
A República (Politeia), de cerca de 375 a.C., é o diálogo mais célebre de Platão, o mais lido e o mais comentado ao longo da história.
Teeteto
Diálogo platônico sobre a natureza do conhecimento. Escrito nos meados de 369 a.C, nele aparece, talvez pela primeira vez explicitamente na filosofia, o confronto entre verdade e relativismo.
Fédon
Dois temas são fundamentais nesta obra, cuja elaboração estima-se em aproximadamente 387 a.C.: a imortalidade da alma e o modo como um homem sábio encara a morte.
Conceito de filosofia: Na filosofia de Platão encontramos a dualidade entre a alma e o corpo. Segundo ele, o ser humano era imortal e essencialmente alma, donde ela pertencia ao mundo inteligível (apreendido pelo intelecto) e não o mundo sensível (apreendido sobre os sentidos).
Contribuição para a filosofia:A filosofia de Platão é conhecida pela Teoria das Ideias ou Teoria das Formas, pois, para o filósofo, o mundo concreto, percebido pelos sentidos é a reprodução do mundo das ideias.
respondido por: brendamillernubel
0
1) Platão foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental.

2) Apologia de Sócrates, Láques, ou Da coragem, Hípias menor, Hípias maior, Górgias, Fédon, O Banquete.

3) Para Platão, a filosofia significa posse ou aquisição de um conceito que seja ao mesmo tempo o mais válido e o mais amplo possível. “O objetivo da filosofia é o de elevar a alma à contemplação do mais perfeito do seres”, diz o filósofo.

4)
Perguntas similares