• Matéria: Artes
  • Autor: elisa8493
  • Perguntado 7 anos atrás

ejam bem-vindos à disciplina de Cosmetologia Estética!!! É com grande satisfação que inicio este Fórum que uma ferramenta que possibilitará mais um momento de troca de conhecimento para fortalecimento do processo de aprendizagem. Neste fórum retomaremos algumas situações problemas apresentadas no livro para aprofundarmos a discussão e estudarmos os artigos sugeridos. Me coloco a disposição para esclarecer as dúvidas e orientá-los na elaboração do conhecimento.
ATT
Profª Vânia Terra
Situação Problema 01 - A esteticista Maria Helena, há 10 anos trabalhando com tratamentos de beleza facial, adquiriu uma caixa com 25 unidades de loção facial à base de água de rosas que estava em promoção. O fabricante foi muito bem recomendado, a qualidade do produto era muito boa e ela já havia utilizado há alguns anos, obtendo bons resultados com as clientes. Desta caixa ela utilizou 5 unidades por um período de dois meses. No terceiro mês depois da compra notou que alguns frascos estavam com o líquido turvo, outros com grumos esbranquiçados no fundo e todos com um odor desagradável. O prazo de validade ainda estava vigente.
Qual controle de qualidade do produto pode ter sido inadequado e qual norma que o fabricante deveria ter se baseado?
Enquanto consumidora, qual a lei que a esteticista Maria Helena tem como apoio para recorrer às perdas que teve com relação ao produto? 


Situação Problema 02 - D. Luiza tem 62 anos e é proprietária e única profissional atuante em seu salão de cabeleireiro e manicure. Precisou parar suas atividades depois de 31 anos de trabalho por apresentar um quadro de saúde grave. Inicialmente, foi detectado que era alérgica à acetona, mesmo tendo recorrido nos últimos anos ao removedor de esmaltes. Tinha uma tosse seca que a incomodava muito e irritações cutâneas por todo o corpo que se agravavam quando atendia as clientes que queriam fazer pés e mãos. A última vez que atendeu, foi levada à emergência de um hospital com edema nos olhos, no rosto, pescoço e tinha dificuldade respiratória. 
Considerando o produto acetona no contexto de avaliação de segurança prévia à comercialização, por que provocou essa reação na D. Luiza?

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
0

Essa situação foi provocada, pois a acetona foi substituída, recentemente, no mercado por um removedor de esmaltes, devido ao fato das substâncias químicas da acetona terem maior grau de toxidade, considerando sua dose e a exposição ao uso.

Mas a irritação e a sensibilização causadas pela acetona ou por esse removedor de esmaltes são bem semelhantes, e caracterizam-se por provocar eritema, edema, pápula e pústula, sendo diferenciados pela gravidade causada.

Bons estudos!

Perguntas similares