No início do século XX, as capitais brasileiras começaram a sofrer grandes transformações, que impactaram também na produção artística. Marque a(s) alternativa(s) que melhor explica(m) esse contexto; depois, indique a soma delas.
1)Nesse período, vários artistas nacionais estavam em contato direto com as vanguardas europeias.
2)O excesso de industrialização das metrópoles fez com que muitos artistas se refugiassem em cidades do interior, produzindo obras que valorizavam a natureza.
4)A propagação tecnológica mudou consideravelmente a organização social e espacial das cidades. As máquinas, velozes e repletas de novidades, trouxeram novas formas de relações e de perspectivas em diversas áreas de conhecimento, inclusive no campo artístico.
8)Houve um aumento na concentração de pessoas que viviam nas áreas rurais. Desse modo, a arte nacional passou a refletir com mais intensidade as tradições locais.
16)Nesse período, uma parcela dos habitantes das capitais começou a criar campanhas contra as tendências e as modas vindas do estrangeiro.
Respostas
As alternativas que melhor explicam as grandes transformações que sofreram as capitais brasileiras no inicio do século XX são: 1 - 4 e 16
No início do século XX, o mundo estava passando por uma série de mudanças dadas pela Revolução Industrial e Primeira Guerra Mundial. As vanguardas europeias chegaram ao Brasil com a primeira geração do modernismo, pois vários artistas nacionais estavam em contato direto como Anita Malfatti.
A propagação tecnológica mudou consideravelmente a organização social e espacial das cidades, pelas máquinas velozes e repletas de novidades, trouxeram novas formas de relações e de perspectivas. porém, uma parcela dos habitantes das capitais começou a criar campanhas contra as tendências e as modas vindas do estrangeiro.
Resposta:
Alternativa correta é a somatória das proposições 1 e 4.
Explicação:
Por mais aceitável que seja a proposição 16, atente para o seguinte detalhe: "Uma parcela dos habitantes". Obviamente os artistas possuíam o status de habitante nas capitais, porém não foi essa a ênfase dada e sim para a população como um todo. Desse modo, a alternativa 16 está incompleta pelo ausência do detalhamento, já que a majoritária parcela de HABITANTES das grandes capitais tinham uma apreciação pela arte nos padrões Clássicos.