Respostas
Resposta:
A carta aberta, também chamada de texto epistolar, tem como objetivo instruir, protestar, informar, reivindicar, argumentar ou alertar sobre determinado assunto.
A carta aberta está entre os gêneros textuais norteados e sua principal característica é permitir que o autor, ou seja, o emissor, exponha suas opiniões sobre o tema que está abordando. Apesar de ser argumentativa na maioria das vezes, a carta aberta pode ser instrucional, descritiva ou expositiva.
O que diferencia uma carta aberta de uma carta pessoal é que esta trata de um assunto que diz respeito apenas ao emissor e ao remetente, enquanto aquela se refere a temas de interesse coletivo.
A carta aberta pode ser destinada a integrantes de sindicatos, comunidades, representantes políticos, entre outros. Assim, esse tipo de texto é usado tanto como forma de protesto quanto para conscientizar a população sobre temas importantes.
Por isso, a carta deve incluir traços persuasivos, já que o objetivo de quem redige é convencer o leitor de suas ideias. O texto não deve ter um conteúdo muito extenso e a linguagem precisa ser coesa e clara, seguindo os padrões gramaticais.
Isso é essencial, já que, normalmente, essas cartas são veiculadas em meios de comunicação, como internet, televisão e rádio, sendo acessadas por milhares de pessoas.