• Matéria: ENEM
  • Autor: escorpiao42web
  • Perguntado 7 anos atrás

"É possível imaginar o assombro daqueles familiarizados com as lidas do pensamento então hegemônico ao tomarem contato pela primeira vez com A Teoria Geral. Keynes planejara seu ataque em múltiplas frentes. Insistia sobre a importância de se compreender a economia como uma economia monetária da produção, na qual a moeda desempenha papel de suma importância e não apenas por consubstanciar a forma mais geral da riqueza, conferindo a seu detentor a possibilidade de comando sobre o trabalho alheio, mas fundamentalmente por representar em simultâneo os papéis - somente em aparência contraditórios - de refúgio contra a incerteza e de objeto de desejo compelindo à valorização do capital". Fonte: FRACALANZA, Paulo Sérgio. As lições de Keynes. Novos estud. - CEBRAP no.88 São Paulo Dec. 2010. p. 200. Disponível em: . Tendo em conta o trecho citado acima e os conteúdos discutidos no decorrer da disciplina de Economia Política, assinale a alternativa que apresente corretamente o objetivo central de empresários e empresas dentro do sistema capitalista para Keynes: A Para Keynes a poupança é o objetivo central no sistema capitalista, uma vez que as transações econômicas são sempre feitas tendo em vista a acumulação de capital. B Para Keynes, a acumulação de metais preciosos para produzir moeda era o ponto de partida no sistema capitalista, desse modo os Estados deveriam intervir na economia abastecendo o mercado de metais preciosos. C Para Keynes, as transações econômicas são o objetivo central do sistema capitalista, desse modo para ele os investimentos são feitos tendo em conta o objetivo de construir uma poupança. D Para Keynes, o dinheiro é o ponto de partida e a chegada no sistema capitalista, desse modo para ele os investimentos são feitos tendo em conta o objetivo central de se obter mais dinheiro. Portanto o lucro monetário constitui-se no princípio motor do sistema. E Para Keynes a acumulação de capital é o objetivo central do capitalismo, de modo que o Estado deve intervir buscando distribuir as oportunidades de forma mais igualitária entre as classes.

Respostas

respondido por: Danas
1

A alternativa D) é a correta.

Keynes foi o pai do liberalismo, ele pregava a diminuição do estado e a ação minima na economia, exceto em casos e em áreas estritamente necessárias, como é o caso de uma grande crise como foi o quebra da bolsa.

A intervenção do estado deveria ser do tamanho que fosse necessária para garantir que não haja desemprego e que o bem estar geral não sofra muito com essas mudanças e problemas.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares