Respostas
Explicação:
A Grã-Colômbia, um estado que abrangia grande parte do norte da América do Sul e parte do sul da América Central, foi criada em 1819 por Simón Bolívar como parte de sua visão de uma América Latina unificada, mas estava repleta de instabilidade política e entrou em colapso em 1831.
Pontos chave
Como as guerras de independência na América Latina estavam sendo travadas, Simón Bolívar desenvolveu uma visão para uma América Latina unificada para proteger a nova independência dos interesses europeus.
A partir desta visão, a Grã-Colombia foi formada em 1819 após a vitória de Bolívar contra os espanhóis na Batalha de Carabobo; ele foi eleito o presidente.
Em seus primeiros anos, a Grã-Colombia ajudou outras províncias ainda em guerra com a Espanha a se tornarem independentes, adicionando mais territórios à sua federação; em 1824, contava com 12 departamentos administrativos.
A história da Grã-Colombia foi marcada por uma luta entre aqueles que apoiaram um governo centralizado com uma presidência forte e aqueles que apoiavam uma forma de governo federal descentralizada.
Depois de anos de luta entre os centralistas e os federalistas, em 1828, os delegados se reuniram para criar uma nova constituição que Bolívar propôs basear-se na Bolívia, mas era impopular e a convenção constitucional se desfez.
Em dois anos, Bolívar renunciou ao cargo de presidente e dentro de um ano, a Grã-Colombia se dissolveu, formando os estados independentes da Venezuela, Equador e Nova Granada.
A Grã-Colombia incluía os territórios da atual Colômbia, Venezuela, Equador, Panamá, norte do Peru, Guiana Ocidental e noroeste do Brasil.