Em 1953, mais de 180 mil operários entraram em greve. Entre outras reivindicações, exigiam aumentos salariais. O assunto foi para as páginas dos jornais e ganhou espaço nos editoriais. A seguir estão trechos de dois desses editoriais. Um deles foi publicado no dia 28 de março de 1953, pelo jornal Última Hora, fundado pelo jornalista Samuel Wainer e com uma linha editorial favorável ao governo do presidente Getúlio Vargas. O segundo editorial foi publicado em 14 de abril de 1953, pelo jornal Tribuna da Imprensa, pertencente a Carlos Lacerda e que fazia oposição ao governo Vargas. Leia os textos e, em seguida, responda ao que se pede.
Editorial é a seção em que o jornal emite sua opinião a respeito de determinado assunto.
"[...] premidos pela crise [...] vieram às ruas na reivindicação justa de um salário maior, com que possam enfrentar o custo de vida cada dia mais alto.
O direito de greve, que lhes é assegurado, permite-lhes procurar dessa maneira a solução para seus problemas [...] É lícito esperar-se, todavia, que este movimento reivindicatório [...] não se desvie de suas finalidades, em si perfeitamente legítimas. É necessário ter-se em conta [...] que os excessos e os desvios de qualquer natureza [...] em lugar de apressar a solução de seus problemas poderá ocasionar consequências funestas, cujos reflexos serão sentidos em setores muito amplos [...]."
Última Hora-SP, 28 mar. 1953. Arquivo do Estado de São Paulo apud LAURENZA, Ana Maria de Abreu. Lacerda × Wainer: o Corvo e o Bessarabiano. São Paulo: Senac, 1998. p. 142.
"Ninguém duvida que os movimentos grevistas e a desordem que agitaram a vida de S. Paulo durante as últimas semanas foram fomentados em estreita colaboração com o Partido Comunista, por certos elementos do PTB e PSP.
[E prossegue] De um lado, os bolchevistas visavam criar atmosfera para uma rebelião de massa e, de outro, o governo ajudava os rebeldes a fim de conseguir clima necessário para um golpe de Estado, destruindo o regime democrático."
Tribuna da Imprensa, 14 abr. 1953, primeira página. Coleção da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro apud LAURENZA, Ana Maria de Abreu. Lacerda × Wainer: o Corvo e o Bessarabiano. São Paulo: Senac, 1998. p. 143.
a) De acordo com os textos, percebe-se que os dois jornais trazem visões diferentes a respeito de um mesmo fato. Explique a opinião de cada um dos jornais sobre essa greve de 1953.
b) Em sua opinião, a imprensa, nos dias de hoje, também toma posição a favor ou contra o governo? Justifique sua resposta.
c) Em grupo com os colegas, debata a seguinte questão: quando você ouve, vê ou lê uma notícia, procura se informar por outras fontes ou baseia-se apenas em uma única fonte? historia
Respostas
respondido por:
16
1. O primeiro jornal apresenta a visão de que as greves são manifestações justas, amparadas judicialmente e pela legislação brasileira, como direito do trabalhador de buscar melhores condições trabalhistas.
O segundo jornal apresenta uma visão mais preconceituosa com relação às manifestações, afirmando que as mesmas são fruto de ideologias comunistas.
b) Atualmente, há diferentes vertentes da imprensa. Há meios que se manifestam a favor e há meios que se manifestam de forma contrária.
c) O entendimento de um determinado asssunto deve ser baseado na busca e estudo de mais de uma fonte.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás