O risco é, na maioria das vezes, representado pela medida estatística do desvio padrão, ou variância, indicando-se o valor médio esperado e representativo do comportamento observado. Assim, ao se tomarem decisões de investimento com base num resultado médio esperado, o desvio padrão passa a revelar o risco da operação, ou seja, a dispersão das variáveis (resultados) em relação à média. A incerteza é considerada em situações em que não é possível a atribuição de probabilidades de ocorrência de um evento. A situação de risco admite o conhecimento das possibilidades de verificação (probabilidades) de todos os estados de natureza. ASSAF NETO, A. Finanças corporativas e valor. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2014.p.217 A partir da leitura do fragmento acima podemos compreender que o risco pode ser mensurado em forma de desvio padrão ou em formas de probabilidades. Assim, e considerando os conteúdos estudados no livro da disciplina, analise as afirmativas a seguir sobre as medidas de riscos e incertezas. I. Quanto maior a dispersão a média menor é o risco. II. Ao extrair a raiz quadrada do desvio padrão encontramos a variância. III. Podemos inserir a probabilidade em cada desvio padrão para encontramos a variância. IV. Não adianta saber mensurar o risco, por meio de probabilidades se não soubermos as suas consequências.

Respostas

respondido por: Danas
1

As afirmativas II e IV estão corretas.

Quanto maior a dispersão à média, maior será o risco pois há mais variação.

A identificação de risco por probabilidade é um método eficiente, porém, é importante ter conhecimento dos perigos que os riscos podem trazer para a empresa, para os investimentos ou para o próprio individuo.

A identificação de riscos é de extrema importante para o sucesso de qualquer projeto, tendo em mente que os riscos podem alterar o rumo de determinado projeto.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares