Respostas
Resposta:
Responder
Explicação:
O primeiro mandato de Getúlio, de 1930 a 1945, pode ser separado em Governo provisório, Período Constitucional (1934-1937) e Estado Novo (1937-1945), seu último ano no primeiro mandato. No entanto, para entender o início da Era Vargas é preciso voltar no tempo.
Café com leite
Antes da ascensão de Getúlio, era Washington Luís quem estava no poder. Porém, após a queda da Bolsa de Nova York em 1929, o Brasil enfrentou uma de suas maiores crises financeiras: fábricas faliram e milhares de pessoas foram demitidas.
Ainda vigorava a política café com leite(alternância de mineiros e paulistas na presidência) e as próximas eleições estavam marcadas apenas para março do ano seguinte. Dessa maneira, Washington Luís deveria indicar um mineiro ao poder, mas não foi isso o que aconteceu.
Eleições de 1930
O indicado para à presidência foi Júlio Prestes, governador de São Paulo. Por conta disso, os líderes do partido Republicano Mineiro se uniram ao Partido Republicano e Libertados do Rio Grande do Sul, ao Partido Democrático de São Paulo e ao Partido Republicano da Paraíba e, juntos, criaram a Aliança Liberal.
Foi nessa época em que lançaram a candidatura de Getúlio Vargas à presidência. Porém, no dia da eleição, Júlio Prestes conseguiu quase um milhão de votos contra 737 mil de Getúlio.
Contudo, um fato inesperado ocorreu. No dia 26 de julho, João Pessoa, candidato a vice-presidência de Getúlio foi assassinado. Com isso, iniciou-se a Revolução de 30, primeiro no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais, que depois se alastrou por todo o país. E assim, Vargas assumiu a presidência do Brasil.
Resposta:
A Revolução de 1930 foi um golpe de Estado que depôs o presidente Washington Luís, no dia 24 de Outubro de 1930. O movimento foi articulado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul e impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes, sob alegação de fraude eleitoral