• Matéria: Geografia
  • Autor: pedrohenrique6884
  • Perguntado 7 anos atrás

As Treze colônias resumo​

Respostas

respondido por: gomesnascimento487
24

Resposta:

Antecedentes

Durante o século XVII, diversos grupos ingleses emigraram para a América do Norte. Estes grupos eram compostos, em grande parte, por puritanos, ou seja, protestantes calvinistas que eram perseguidos na Inglaterra por suas crenças religiosas e ideias contra o absolutismo do rei.

Os primeiros puritanos chegaram em 1620, no navio Mayflower e se fixaram em Plymouth, Massachusetts. Outros grupos se estabeleceram em outras regiões, totalizando treze colônias. Situadas na costa leste da América do Norte, essas colônias foram criadas em épocas diferentes e não mantinham vínculos de dependência entre si.

As treze colônias da América do Norte viriam, futuramente, a formar o país que conhecemos atualmente como Estados Unidos.

As treze colônias

As treze colônias da América do Norte foram fundadas dentro de uma ideia do mercantilismo europeu conhecida como Pacto Colonial. Neste caso, a Inglaterra era a metrópole. As treze colônias estavam divididas em colônias do norte, colônias do centro e colônias do sul. As colônias do norte compreendiam as regiões de Massachusetts, Nova Hampshire, Rhode Island e Connecticut.

As colônias do centro compreendiam as regiões de Nova York, Nova Jersey, Pensilvânia e Delaware. Por sua vez, as colônias do sul compreendiam as regiões de Virgínia, Maryland, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia. O modelo de colonização variava de região para região. Enquanto o centro e o norte foram colonizados sob modelo de colônia de povoamento, o sul foi colonizado sob modelo de colônia de exploração.

As colônias de povoamento

O centro e o norte foram colonizados pelos ingleses sob o modelo de colônia de povoamento. Isto ocorreu devido ao clima temperado, muito parecido com o clima da Inglaterra. Os produtos cultivados por lá não concorriam diretamente com os produtos ingleses.

Assim, desenvolveu-se um sistema de produção baseado no trabalho livre, na pequena propriedade e na policultura, sendo que a produção era voltada para o mercado interno. Esta liberdade econômica permitiu um rápido desenvolvimento da produção de manufaturas e das atividades comerciais com outros povos, bem como da pesca e da siderurgia.

As colônias de exploração

O sul foi colonizado pelos ingleses sob o modelo de colônia de exploração. O clima do sul era subtropical, diferente do clima da Inglaterra. Eram cultivados produtos que não haviam no mercado europeu, o que estimulou um controle maior por parte dos ingleses.

Assim, desenvolveu-se um sistema de produção baseado no trabalho escravo negro, na grande propriedade e monocultura, cuja produção estava voltada para os mercado externo. As colônias do sul dependiam essencialmente de suas relações econômicas com a metrópole, para onde exportavam seus produtos tropicais, como algodão e tabaco.]

 

e o menor que eu consegui,espero ter ajudado

Explicação:


pedrohenrique6884: RESUMO!!
gomesnascimento487: kkkkkkkkkk isso ta gigante eu sei desculpa
pedrohenrique6884: Eu não conseguiria fazer
respondido por: analuisaiga30
12

Resposta:

As Treze Colônias, também conhecida como Treze Colônias Britânicas[2] ou Treze Colônias Americanas,[3] são termos para se referir às colônias britânicas na costa leste dos Estados Unidos, fundadas entre o século XVII e o século XVIII, que eventualmente declararam sua independência e formaram um novo país, os Estados Unidos da América.

A América do Norte foi marcada por intensos conflitos entre os ingleses e os povos indígenas da região. Um exemplo: o povoado de Jamestown, na Virgínia (1608), primeiro povoado inglês bem-sucedido na América do Norte, foi erguido nas terras tomadas dos índios Powhatan, que foram dizimados pelos ingleses.

No início do século XVII, duas companhias de comércio foram autorizadas a empreender a colonização da América do Norte.

Para atrair pessoas, essas companhias lançaram uma propaganda prometendo terras férteis àqueles que embarcassem para a América. Na Inglaterra, essa propaganda atraiu degredados, aventureiros, mulheres pobres (vendidas aos colonos como esposas) e camponeses sem terra que vinham trabalhar como servos temporários (camponeses que se comprometiam a trabalhar gratuitamente por 4 ou 5 anos na propriedade americana da pessoa que havia pago sua passagem para a América. Durante todo o século XVII, os servos temporários constituíam a maioria dos trabalhadores das colônias inglesas da América do Norte). Mas a colonização da América se fez também com grupos protestantes (puritanos, batistas, presbiteriano, anglicanos e outros) que fugiam da Europa devido à perseguição política e religiosa movida pelos diferentes governos dos seus países.

Para a América do Norte foram não só ingleses, como também franceses, holandeses, escoceses, irlandeses e alemães; esses grupos juntos formaram as Treze Colônias da América do Norte, que podem ser divididas em três grupos: colônias do Norte ou Nova Inglaterra, colônias do centro e colônias do Sul.

As demais colônias britânicas na América do Norte não aderiram imediatamente ao movimento de independência pelo poder absoluto dos reis.

Perguntas similares