Em um determinado período da Economia Brasileira, o consumidor percebeu um aumento generalizado de preços, conhecido como inflação, de 10,6%. Nesse caso, leia as afirmativas abaixo: I) A reposição salarial necessária para que esse consumidor assalariado mantenha a sua capacidade de compra é sua própria taxa de inflação de 10,6%. II) A correção dos salários pela taxa de inflação não repõe a perda da capacidade de compra da moeda. III) Com a elevação de 10,6% nos índices de preços, este consumidor passa a ter um poder de compra 9,58% menor. Nesse caso, podemos afirmar: a) Apenas I e III é verdadeira. b) Apenas II e III são verdadeiras. c) Apenas III é verdadeira. d) Apenas II e III são verdadeiras. e) Todas as alternativas são verdadeiras.
Respostas
respondido por:
9
Alternativa A: apenas I e III são verdadeiras.
Esta questão está relacionada com porcentagem. Sobre o assunto, vamos analisar as afirmações:
I. O poder de compra do consumidor é a razão entre seu salário mínimo e os preços dos produtos. Ao aumentar o preço sob uma determinada porcentagem, o salário mínimo também deve aumentar sob mesma razão para manter o poder de compra. Verdadeiro.
II. Como explicado anteriormente, a capacidade de compra é mantida com o aumento percentual igual entre salário e preço. Falso.
III. Para determinar a perda no poder de compra, vamos calcular a razão entre 100% e a nova taxa de 110,6%. Depois, descontamos a diferença de 100% para determinar a diminuição no poder de compra. Assim:
Verdadeiro.
felipekutscher:
muito obrigado
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás