Segundo Moraes (2003): até o final do século XVIII, não é possível falar de conhecimento geográfico, como algo padronizado, com um mínimo que seja de unidade temática, e de continuidade nas formulações. Designam-se como Geografia: relatos de viagem, escritos em tom literário; compêndios de curiosidades, sobre lugares exóticos; áridos relatórios estatísticos de órgãos de administração; obras sintéticas, agrupando os conhecimentos existentes a respeito dos fenômenos naturais; catálogos sistemáticos, sobre os continentes e os países do Globo, etc. Assinale a alternativa que melhor explica a afirmação de Moraes (2003):
Respostas
A afirmação do autor diz respeito a mudança de paradigma sobre o estudo da geografia no século 18.
Nesse sentido, temos que a geografia antes era estudada por meio de mapas, cartas, relatos, dentre outros.
Assim, ainda não era configurada, de fato, um conhecimento científico tendo em vista que as observações do autor se misturavam com a realidade.
No entanto, no século 18, com a mudança do paradigma da ciência a questão passou a ser melhor estudada tendo em vista que o método das ciências sociais possibilitou o estudo científico da geografia.
espero ter ajudado!
Resposta:
Letra C
Explicação:
A explicação de Moraes se deve ao fato de os conhecimentos mencionados estarem dispersos em muitas áreas e não apresentarem unidade, nem do ponto de vista do método. nem do objeto de estudo da Geografia.