Quais foram as principais decisões das Conferências: de Estocolmo (1972), de Belgrado (1975), Tbilisi (1977), Conferência de Moscou (1987), Conferência do Rio de Janeiro (1992)?
b) De que forma estas conferências contribuíram no fortalecimento da Educação Ambiental nas diferentes escalas (global, nacional e local)?
Respostas
A conferência de Estocolmo é um marco na tentativa de melhorar a relação entre o Homem e o Meio Ambiente, procura de equilíbrio entre desenvolvimento econômico e redução poluição urbana e rural, desmatamento, etc, (desenvolvimento sustentável). A conferência de Belgrado, foi uma resposta à conferência de Estocolmo, onde se formularam princípios e orientações para um programa de Educação Ambiental.
Mais tarde a conferência de Tbilisi foi considerada um dos principais eventos sobre Educação Ambiental do Planeta, onde foram estabelecidas definições, objectivos, princípios e estratégias para a Educação Ambiental no Mundo. Na conferência de Moscou foram identificadas necessidades e prioridades do desenvolvimento da educação e formação ambiental, bem como elementos para uma estratégia internacional de acção para a década de 90.
Por último a conferência do Rio de Janeiro, discutiu o desenvolvimento sustentável dos países, 20 anos depois da conferência de Estocolmo, tendo ficado estabelecido que que os países em desenvolvimento deveriam receber apoio financeiro e tecnológico para alcançarem um desenvolvimento sustentável.
Estas conferências contribuíram assim para o fortalecimento da Educação Ambiental nas diferentes escalas. Em primeiro lugar pela consciencialização (global) sobre a problemática do desenvolvimento sustentável, mas também da responsabilidade e do papel que cada país tem aos mais variados níveis. Por outro lado foram estabelecidos princípios e também medidas concretas para que a Educação Ambiental aconteça ao nível global, nacional e local.