Respostas
Resposta:
Considerada uma doença grave e com alto potencial de contágio, o sarampo possui sintomas que podem ser confundidos com a dengue. Febre alta, acima de 38,5°C; dor de cabeça; manchas vermelhas (exantemas) são comuns às duas doenças. Porém, apesar das semelhanças, é possível diferenciar as duas durante o atendimento médico.
Segundo o coordenador de Doenças e Agravos Transmissíveis da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Gilmar Rodrigues, ao apresentar os sintomas, as pessoas precisam procurar imediatamente uma unidade de saúde para seu estado de saúde ser avaliado e elas receberem atendimento. “Embora as duas doenças possam ter a manifestação de febre e exantema, no sarampo esses dois sintomas vêm associados a outros como tosse; coriza; conjuntivite e manchas brancas que aparecem na parte interna da boca, conhecidas como sinal de Koplik. Já nas manifestações sintomáticas da dengue, o exantema nem sempre está presente. Porém, quando aparecem as manchas vermelhas, muitas vezes são antecedidas de febre sete dias antes. E ainda há outros sintomas como cefaleia, dor ao redor dos olhos e dores musculares”, explica.
Tratamento
Não há tratamento específico para o sarampo, apenas para os sintomas que surgem com a doença. O paciente deve ser hidratado, alimentado e ter a tosse e a febre controladas por medicamentos. O paciente também deve estar em isolamento hospitalar ou domiciliar durante o período de transmissibilidade e ter acompanhamento médico e epidemiológico por trinta dias. Para diagnóstico, além da análise dos sintomas e manifestações cutâneas, um exame de sangue ou de urina (sorologia) deve ser realizado.