Os Movimentos Sociais constituíram um fenômeno presente em todos os momentos da história da humanidade. Alguns desses movimentos influíram na Legislação, no Direito e na distribuição do Poder. Responda a essas questões a partir da leitura do texto a seguir.O que se chama movimento social, nada mais é do que o aparecimento, no reino dos acontecimentos, das forças sociais, umas submersas nas categorias da prática social eas outras freqüentemente presas no silêncio e no proibido.Não é fácil para a História e para o sociólogo restituir apalavra dos que nunca a tiveram, dos que não gravaram inscrições, lembranças e manuscritos, daqueles cujos arautos foram enforcados, crucificados ou consumidos por privações sem que nenhum memorialista o relate. Daí o interesse dos mergulhos, hoje possíveis, na história dos colonizados, de suas recusas, de suas revoltas, de seus sonhos. O movimento social se define pelo confronto de interesses opostos para controlar forças de desenvolvimento e do campo de experiência histórica de uma sociedade. Não é possível falar de um movimento social se não se pode, ao mesmo tempo, definir o contramovimento ao qual ele se opõe. O movimento operário só é um movimento social se, além das reivindicações contra as crises da organização social e das pressões para a negociação, ele coloca em causa a dominação da classe dirigente.
Respostas
respondido por:
14
Os movimentos sociais ganharam maior destaque na modernidade, com a criação da instituição do direito e do estado unificado, onde agora limites eram estabelecidos. Como o direito foi uma criação da burguesia, as outras classes não eram contempladas, o que levou a movimentos para inclusão na legislação.
Também foram movimentos importantes na modernidade o movimento negro contra o fim da segregação racial e racismo institucionalizado e o feminismo.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás