Respostas
Resposta:
Por serem células pequenas e leves, que se espalham facilmente pelo ambiente, os esporos acabam se tornando uma espécie que é bom colonizador.
Resposta:
os fungos se reproduzem por esporulação uma reprodução assexuada que consiste na divisão do núcleo em vários núcleos formando poros ( a grosso modo )
e como a maioria das reproduções assexuada ela proporciona uma rápida reprodução sem o gasto de energia de ter de encontrar um parceiro ( com rituais de acasalamento e blá blá blá) porém sua desvantagens é sua baixa variabilidade genética uma vez que são formados clones e não outro indivíduos
Explicação:
Nesse tipo de reprodução assexuada, o indivíduo produz esporos, células que conseguem germinar originando novos indivíduos, sem que haja fecundação.
A reprodução através de esporos pode ocorrer em organismos unicelulares, e em organismos pluricelulares.
Considerando os organismos pluricelulares, tomaremos como exemplo uma alga verde filamentosa do gênero Ulothrix, que vive fixa a um substrato. Essas algas, que vivem em água doce, produzem esporos que são liberados e nadam livremente até se fixarem em um meio adequado; cada esporo, então, pode germinar e formar um novo indivíduo.