• Matéria: Pedagogia
  • Autor: raiflor02
  • Perguntado 7 anos atrás

A escola deve zelar para que todos sejam educados em "um espírito de compreensão, tolerância, amizade entre os povos, paz e fraternidade universal, respeito à liberdade de religião ou de convicção dos demais e em plena consciência de que sua energia e seus talentos devem dedicar-se ao serviço da humanidade". Isso é o que prevê a Declaração sobre a eliminação de todas as formas de intolerância e discriminação fundadas na religião ou nas convicções, proclamada pela ONU, em 1981, e da qual o Brasil é signatário. (DOMINGOS, Marilia de Franceschi Neto. Educação e Diversidade: Diversidade Cultural e Religiosa no Contexto Escolar. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014, p. 6) Sobre o conceito de tolerância abordado na citação acima, analise os itens a seguir: I – O princípio da laicidade situa-se ao lado do princípio da tolerância, reconhecidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (art. XIII), de 1948, e pela Constituição Brasileira de 1988 (art. 5º , inciso VI). II - A tolerância não deve necessariamente ser praticada em relação às crenças religiosas, visto que devemos defender os preceitos da religião que seguimos como sendo a única verdade. III - A tolerância deve ser buscada em todas as situações, independente de valores morais e éticos. IV – A tolerância pode ser definida como a capacidade ou o gesto de voltar-se com respeito para uma realidade diferente de sua própria maneira de ser, de agir ou de pensar. Assinale a alternativa que apresenta todas os itens corretos: Alternativas: a) Apenas I e III. b) Apenas II e IV. c) Apenas III e IV d) Apenas I e IV. e) Apenas I, II e III.

Respostas

respondido por: Matheusieti
20

I e IV estão corretas.

A tolerância deve respeitar a ética e os valores morais.

A concepção do laicismo dialoga diretamente com o estado laico, ou seja, não é permitida a influência da igreja nas decisões políticas e na organização governamental como um todo.

Em um contexto histórico: A partir do fim do feudalismo e da soberania da igreja católica, o sistema capitalista foi instaurado, tendo relação direta com a revolução industrial, fato que proporcionou a saída do homem do campo, para a cidade em busca de melhores condições de trabalho, já não mais ligado diretamente aos dogmas da igreja, mas sim a necessidade de ascender economicamente.

Perguntas similares