Respostas
revolução na questão previdenciária no Brasil.
Resposta:Háá 85 anos, Getúlio Vargas assinou um dos primeiros decretos no comando do Governo Provisório: o de nº 19.433, para a criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio (atual Ministério do Trabalho e Previdência Social).
“O ‘ministério da Revolução’ – como foi chamado por Lindolfo Collor, o primeiro titular da pasta – surgiu para concretizar o projeto do novo regime de interferir sistematicamente no conflito entre capital e trabalho. Até então, no Brasil, as questões relativas ao mundo do trabalho eram tratadas pelo Ministério da Agricultura, sendo na realidade praticamente ignoradas pelo governo”, conta o texto do CPDOC da Fundação Getúlio Vargas.
Dentre as atribuições do novo ministério, estavam o incentivo para geração de empregos, o apoio ao trabalhador, a modernização das relações de trabalho, política salarial, entre outras.
Liderada pelo avô de Fernando Collor, a primeira gestão se notabilizou por criar comissões de conciliação entre empregadores e empregados (ensaio para a futura Justiça do Trabalho) e por regulamentar a jornada de trabalho na indústria e no comércio, embrião da CLT, de 1943.
Explicação:
dia 26 de novembro de 1930 fundador Getúlio Vargas espero ter ajudado