No decorrer de nossos estudos discutimos sobre a influência do pensamento filosófico nas concepções de educação em diferentes momentos históricos. Considerando a relação entre a filosofia e a educação, analise as afirmativas.
I. Para que o pensamento filosófico consiga influenciar a educação, primeiro ele precisa ter atingido pelo menos a maior parte da sociedade.
II. A educação é um fenômeno social e universal mediante o qual se garante, às gerações futuras, o acesso aos conhecimentos historicamente construídos pela humanidade.
III. Os conhecimentos são transformados com o passar dos tempos, de acordo com as interpretações que recebem em função das necessidades culturais, sociais, políticas e econômicas de cada povo.
IV. A Educação, por seu lado, ao se caracterizar como um instrumento de transformação ou manutenção social necessita de pressupostos para fundamentar e orientar seus caminhos.
É correto o que se afirmar em:
Respostas
Apesar de as alternativas não terem sido dispostas , a resposta correta para essa questão é F V V V , ou seja , II , III e IV estão corretas enquanto a primeira assertiva é falsa.
Basicamente, a primeira assertiva é falsa pois o pensamento filosófico não precisa necessariamente atingir grande parte da sociedade para que esse pensamento possa influenciar de fato a educação e o modo de pensar das pessoas.
Resposta:
TODAS ESTÃO CORRETAS (RESPOSTA ACIMA REFUTADA)
Explicação:
I, II, III e IV... A Educação, por seu lado, ao se caracterizar como um instrumento de transformação ou manutenção social necessita de pressupostos para fundamentar e orientar seus caminhos. É a sociedade, portanto, que estabelece os valores que irão nortear a prática educativa. Esses valores são decorrentes da reflexão filosófica sobre a Educação. A Educação “[...] trabalha com o desenvolvimento dos jovens e das novas gerações de uma sociedade, a filosofia é a reflexão sobre o que e como devem ser ou desenvolver estes jovens e esta sociedade” (LUCKESI, 1992, p.31).