Respostas
Explicação:
cromossomos chamados de homólogos são aqueles que estão presentes aos pares nas células diploides (2n), ou seja, formam pares de cromossomos de acordo com seu correspondente. São quatro os tipos de cromossomos existentes: acrocêntrico, metacêntrico, submetacêntrico e telocêntrico.
Características dos cromossomos
A espécie humana possui 23 pares, mas algumas anormalidades podem acontecer e esse número variar, como nos portadores da síndrome de down que têm um cromossomo a mais (trissomia do 21).
Os seres humanos possuem no total 46 cromossomos pareados (Foto: depositphotos)
As alterações ou aberrações cromossômicas podem ocorrer nos seres vivos e caso aconteçam nas células germinativas, podem ser transmitidas ao longo das gerações, de pais para filhos. As alterações ou mutações somáticas ficam restritas ao indivíduo em que ocorrem e não são transmitidas aos descendentes.
Os cromossomos são representados por ‘X’ e ‘Y’, quando o X é manifesto em dose dupla, temos um indivíduo do sexo feminino (XX) e os do sexo masculino são representados pelo XY. Além de homólogos, os cromossomos podem ser heterólogos. Nesse caso, eles não possuem o par correspondente.
Podemos afirmar que os óvulos de uma mulher sempre conterão um cromossomo X, por isso, é o espermatozoide que vai determinar o sexo do bebê. Um espermatozoide contendo um cromossomo X criará um embrião feminino e um espermatozoide contendo um cromossomo Y criará um embrião masculino. A palavra cromossomo vem do grego khrôma = ‘cor’ e soma ‘corpo’.
Servem para armazenar a informação genética através dos genes que são formados de DNA. Eles são formados por uma fita longa e dupla de DNA, que se trata do material genético. Nesse caso, eles possuem os genes responsáveis por características físicas, cor de olhos, pele e cabelo, por exemplo.
Explicação: