O filósofo Thomas Donaldson utiliza a analogia do contrato social para avaliar as obrigações das empresas. Da mesma forma que o contrato político proposto por Hobbes, Locke e Russeau, é possível pensar num contrato nos negócios a ser estabelecido entre a empresa e a sociedade. Quando falamos em relacionamento da empresa com a sociedade, é interessante conhecer o conceito de stakholder, introduzido na literatura de negócios na década de 70 pelo Instituto de Pesquisas de Stanford.
Assim, como pode ser definido o termo stakholder ?
A É o termo usado para definir o grupo de indivíduos que podem afetar sem serem afetados por uma organização, ao realizar seus objetivos.
B É o termo usado para definir o grupo de indivíduos que podem afetar ou serem afetados por uma organização, ao realizar seus objetivos.
C É o termo usado para definir o grupo de indivíduos que não podem afetar mas são afetados por uma organização, ao realizar seus objetivos.
D É o termo usado para definir o grupo de indivíduos que não podem afetar nem serem afetados por uma organização, ao realizar seus objetivos.
Respostas
B É o termo usado para definir o grupo de indivíduos que podem afetar ou serem afetados por uma organização, ao realizar seus objetivos.
Stakeholders compreende um grupo específico de pessoas que apresentam interação com a organização, e por conta disso, o resultado dos projetos em desenvolvimento podem afetar de forma positiva ou negativa.
Diante disso, as organizações tem cada vez mais apostado neste segmento de pessoas, seja como fonte de segurança (patrocinadores, clientes), de uma forma geral.
Resposta:
Letra "B"
Explicação:
Os stackholders (empregados, consumidores, fornecedores, comunidade etc.) identificam-se com os interesses de uma empresa, à medida que esta se identifica com os seus interesses.
A empresa seria então uma rede de relações com esses stakholders, os
quais exerceriam uma espécie de vigilância sobre seu comportamento.