Questão 8/10
Leia o texto abaixo.
“O presente texto tem como objetivo apresentar algumas considerações sobre as mutações da implicação subjetiva nas instâncias do trabalho e da reprodução social sob as condições do capitalismo global e do desenvolvimento do regime de acumulação flexível, cujo momento predominante é o toyotismo. Nos últimos trinta anos de desenvolvimento capitalista, ocorreram transformações significativas nas diversas instâncias do ser social, com destaque para o mundo do trabalho e da reprodução social. É importante apreendermos as novas determinações do sócio-metabolismo do capital, buscando constatar as candentes contradições objetivas (e subjetivas) que emergem no período histórico da crise estrutural do capital. Mais do que nunca, exige-se uma imaginação sociológica capaz de nos permitir apreender não apenas as misérias do presente, mas as riquezas do possível (Gorz, 2004).
”Trab. educ. saúde vol.3 no.2. Rio de Janeiro, set. 2005. Trabalho, corpo e subjetividade: toyotismo e formas de precariedade no capitalismo global. Giovanni Alves. P.1. http://dx.doi.org/10.1590/S1981-. Acesso em 19/02/2015.
De acordo com os conteúdos apresentados, relacione corretamente as formas de organização do trabalho industrial às suas características.
1. Taylorismo. 2. Fordismo. 3. Manufatureiro. 4. Toytismo/Just in Time .5. Artesanal.
( ) Um conjunto de teorias sobre administração industrial. Os funcionários permanecem estáticos na Neste modo de produção a “gerência” executa um controle quase perfeito do ritmo de trabalho, pois existe uma total sincronia na execução das tarefas nas linhas produtivas.
( ) É definido como um sistema de fabricação de grande quantidade de produtos de forma padronizada e em série, em que cada trabalhador executava uma ação. Esse processo poderia ser manual, como acontecia antes da Revolução Industrial, ou com maquinal, como passou a ocorrer após a Revolução Industrial. Após a Revolução o trabalho exclusivamente manual foi substituído pelo uso de máquinas, resultando na produção de maior quantidade de produtos em menos tempo. A grande diferença entre esse meio de produção e o proposto anteriormente é a introdução das linhas de montagem.
( ) Meio de produção proposto por um engenheiro, que foi considerado o pai da administração científica no meio da administração de empresas. O objetivo desse meio de produção industrial é alcançar o máximo de produtividade e rendimento utilizando o mínimo de tempo e esforço no interior das fábricas. O controle dos tempos do trabalho consiste em tentar eliminar todo procedimento que atrasasse ou prejudicasse o processo de produção.
( ) Esta forma de trabalho a produção era de característica familiar. O produtor dominava todas as etapas da produção e detinha esse conhecimento, desde o início do processo até a sua conclusão para o consumo. Neste tipo de produção não havia planejamento
( ) Este modelo de produção propõe a inexistência de estoques ou a sua redução a uma quantidade praticamente nula, apenas o suficiente para se adequar a uma demanda repentina. O objetivo é racionalizar ao máximo todos os processos produtivos, desde a compra da matéria prima até a entrega do produto. Segundo esta proposta, ter estoque significa ter mercadoria parada, correr o risco de deterioração da mercadoria que estiver estocada, ter mercadorias desatualizadas ou ainda desvalorizadas pela necessidade de serem barateadas e colocadas em promoção.
Agora, selecione a sequência correta.
A 3,2,1,4,5. B 3,4,5,2,1. C 2,3,1,5,4.
D 5,4,3,2,1. E 4,1,3,5,3.
Respostas
respondido por:
2
ALTERNATIVA CORRETA É A (A)=3,2,1,4,5
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás