Respostas
Resposta:
O dia 29 de outubro ficou conhecido com “Terça-feira negra”. Neste dia a Bolsa de Valores de Nova York quebrou, levando à falência de dezenas de empresas e bancos, bem como ao suicídio de vários empresários que ficaram arruinados.
A quebra da bolsa deu início à chamada Grande Depressão, um longo período de recessão americana que se espalhou dos Estados Unidos a países da Europa e Ásia, e que só terminaria com a eclosão da Segunda Guerra Mundial.
O que foi a Quebra da Bolsa de Valores?
A quebra foi resultado de uma grande crise econômica que afetou os Estados Unidos em 1929, causada, entre outros fatores, pela superprodução industrial e agrícola, pela especulação financeira e por empréstimos sem garantia
Os antecedentes
A economia americana, que havia crescido durante a Primeira Guerra Mundial, fornecendo produtos industrializados (sobretudo armas e alimentos) para os países aliados, aumenta ainda mais a sua produção, para dar conta das necessidades de uma Europa arrasada pelo pós-guerra.
Esse crescimento da produção industrial norte-americana gerou criação de empregos, que, por sua vez, aumentou a renda do trabalhador, culminando, também, um importante mercado consumidor interno.
Além disso, como forma de incentivar o consumo, havia uma farta expansão do crédito e também uma forte especulação, pois a certeza de lucro e crescimento das empresas levou muitas pessoas a investirem em ações.Todo esse cenário positivo de crescimento, renda e consumo marcou o chamado “American Way of Life” (estilo de vida americano).