Respostas
Resposta:
o nome já explica bem o que é. Um recurso é uma forma. Os recursos linguísticos são formas para expressar experiências comuns, conferindo originalidade, emotividade ou teor poético ao discurso. As figuras de linguagem ou de estilo são empregadas para valorizar o texto, tornando a linguagem mais expressiva. Conheça algumas destas figuras:
Explicação:
Anáfora: consiste na repetição da palavra ou expressão, no início de uma série de versos. Esse recurso, na linguagem poética, é perfeitamente possível. Na linguagem formal, na dissertação, a repetição abusiva pode não levar ao mesmo resultado. Por isso evite esse recurso no seu texto formal ou utilize-o com critério e consciência.
Antítese: consiste no contraste entre dois elementos ou ideias.
Comparação: consiste em confrontar duas realidades distintas para realçar analogias ou diferenças.
Metáfora: consiste numa espécie de comparação à qual falta o primeiro termo e a partícula comparativa, que geralmente está abreviado ou subtendido.
Ironia: consiste em atribuir às palavras um significado diferente daquele que na realidade têm, sugerindo, em geral, o contrário do que quer, de fato, dizer.
Eufemismo: consiste no uso de uma expressão por outra, para evitar ou atenuar o efeito desagradável que esta última produzia.
Hipérbole: consiste em um uso exagerado de termos a fim de dar ênfase ao pensamento.