o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, voltou ontem a concentrar a atenção internacional autor nasce o primeiro chefe de estado a fazer uma visita oficial ao Iraque desde o fim da guerra do golfo, em 1991. a viagem faz parte de Deus eu tô lá pelos países membros da opep (...)(''o estado de São Paulo "-11/08/2000) a visita do presidente venezuelano justifica-se
Respostas
Respostas:
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, terminou sua visita ao Iraque após se reunir com o presidente Saddam Hussein, o primeiro encontro de um chefe de Estado estrangeiro com o líder iraquiano desde a Guerra do Golfo, em 1991.
A visita de Chávez foi criticada pelos EUA, que ainda tentam manter Saddam isolado uma década depois de as forças iraquianas terem invadido o Kuweit, detonando o conflito do golfo Pérsico.
O presidente da Venezuela afirmou numa noite que havia tido uma conversa proveitosa com Saddam a respeito do futuro da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), na defesa dos preços do petróleo e na cooperação bilateral.
Chávez disse ter sido recebido calorosamente pelo presidente iraquiano, que o "honrou" ao levá-lo para um passeio por Bagdá (capital).
A visita ao Iraque é parte da turnê que Chávez realiza pelos países-membros da Opep, e que antecede a primeira cúpula da organização em 25 anos, marcada para ocorrer no próximo mês em Caracas (capital da Venezuela). Além do país latino-americano e do Iraque, integram o órgão Irã, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar, Kuweit, Líbia, Indonésia, Argélia, Nigéria
ESPERO TER AJUDADO!!!!
Explicação: