• Matéria: Física
  • Autor: juliabg1
  • Perguntado 7 anos atrás

Como funciona um reator RBMK?

Respostas

respondido por: babosa77
0

um reator nuclear de canais pressurizados, refrigerado à água ordinária com canaletas individuais de combustível passando por dentro de blocos de grafite que além de moderator, atua como elemento estrutural do núcleo. Tais projetos de reator nuclear, juntamente com os reatores VVER são um dos dois projetos principais a emergir na extinta União Soviética, e ainda são fundamentais para geração de nucloeletricidade na Rússia moderna, que é o único país a operar estes reatores, com um total de 11 ainda em ampla operação. Como muitos projetos das primeiras gerações de reatores, não possuem estruturas de contenção adequadas, sendo esta uma de suas principais deficiências. Logo após Chernobyl muitas modificações e aprimoramentos importantes de sistemas de segurança visando acidentes como perda do fluido de arrefecimento e maior velocidade de desligamento de emergência estão entre as principais. É muito diferente da maioria dos outros projetos ocidentais pois derivou de um projeto específicamente criado para gerar principalmente plutônio para armas nucleares.

respondido por: ogancostafc
0

Resposta:

um reator funciona com fusão e explosão Isso é conseguido porque o reator é montado de uma forma que intercala barras do combustível físsil – que normalmente é o urânio enriquecido (urânio com grande quantidade de urânio 235) ou o plutônio 239 –; com barras de moderador de nêutrons. Esses moderadores podem ser barras de carbono na forma de grafite, de cádmio, ou água pesada (D2O), que é usada nos reatores mais modernos. A água pesada ou água deuterada é diferente da água normal porque, em sua constituição, no lugar de átomos de hidrogênio comuns, ela possui átomos do deutério, que é um isótopo mais pesado que o hidrogênio.

Partes dos nêutrons liberados na fissão nuclear colidem com os núcleos dos moderadores, que absorvem os nêutrons sem sofrer fissão. O resultado é que a reação de fissão em cadeia fica controlada, pois somente um dos nêutrons liberados em cada fissão pode reagir novamente.

Explicação:

Perguntas similares