5)
Segundo Libâneo, Oliveira e Toschi (2012, p. 263-265), a sociedade brasileira tem acompanhado, nos últimos anos, discursos que defendem a aplicação de testes educacionais unificados nacionalmente, com o objetivo de aferir o desempenho dos alunos nos diferentes graus de ensino, para controlar a qualidade do ensino ministrado nas escolas brasileiras. Para os autores, a avaliação educacional pode servir tanto para controle e regulação do Estado sobre os resultados do desempenho de alunos nos diferentes graus de ensino, quanto como mecanismo de reforço à lógica do mercado pautada no desempenho e nos valores como o individualismo, a __________ e a __________. Essa concepção de avaliação impede que se busque diagnosticar o desenvolvimento escolar a partir de uma avaliação democrática e emancipatória.
Assinale a opção que preencha corretamente as lacunas acima, respectivamente:
Selecione uma alternativa:
a)
Meritocracia; desempenho.
b)
Meritocracia; competência.
c)
Competência; meritocracia.
d)
Competência; desempenho.
e)
Desempenho; idade.
Respostas
respondido por:
15
b) Meritocracia; competência.
Os elementos relacionados a meritocracia, competência e individualismo contribuem para a manutenção de um modelo avaliativo tradicional, que impede a avaliação de ser direcionada para o desenvolvimento de uma ferramenta emancipatória e transformacional.
Diante disso, torna-se mais ineficaz o processo que passa a buscar somente a segregação e classificação dos alunos, o que já se mostra como um modelo atrasado atualmente.
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás