Leia o excerto a seguir com atenção.

 

O termo estratégia (strategos) tem suas origens na Grécia Antiga, nasceu associado à arte da guerra e relacionava-se com as atribuições do comandantechefe da organização militar. Assim, passou a significar a arte do general, destacando as habilidades psicológicas e comportamentais do comandante militar no exercício da sua função. Ainda na Antiguidade, ao tempo de Péricles (495-429 a.C.), passou a ser associada as habilidades gerenciais, como, administração, liderança e poder (MINTZBERG; QUIN, 2001). Com Alexandre Magno (356-323 a. C.) a palavra se associou à habilidade de empregar o uso da força para sobrepujar o adversário e estabelecer um sistema unificado de governança global. Principiou-se, então, o uso do termo estratégia associado, também, ao planejamento de governo. Com o advento da II Revolução Industrial no final do século XIX e, principalmente no inicio do século XX, o termo começou a ter aplicação ao mundo dos negócios (OLIVEIRA, 2009).

Na atualidade o conceito de estratégia passou a ser largamente associado ao de planejamento para designar um conjunto de metodologias, processamentos e técnicas conhecidos como planejamento estratégico. Assim, o planejamento da guerra, realizado pelo chefe do exército com a ajuda de seus generais, fundou a sua versão governamental, envolvendo o governante e seus assessores, e, também, o planejamento empresarial, envolvendo o diretor-chefe e seus gerentes. Em algumas experiências o planejamento estratégico teve seu alcance ampliado envolvendo, no caso das corporações privadas, um grande número de funcionários e, no âmbito da esfera pública, amplas parcelas da sociedade organizada e da população no planejamento das cidades.

No percurso histórico pelo qual trilhou a evolução do conceito de estratégia há que se destacar a contribuição de quatro grandes pensadores que foram, também, cada um ao seu modo, homens de ação que na prática do seu cotidiano testaram e reelaboraram as premissas do planejamento estratégico. São eles: Sun Tzu, Nicolau Maquiavel, Carl Von Clausewitz e Carlos Matus.


Considerando seus conhecimentos a respeito de estratégia empresarial, além das referências disponíveis no livro didático da disciplina, elabore um texto de 10 a 15 linhas, com suas palavras, relacionando os conceitos centrais de estratégia com a estratégia competitiva aplicada aos negócios. Você pode escolher os conceitos apresentados por um dos autores a seguir: Sun Tzu, Clausewitz, Euclides da Cunha ou Charles Darwin.​

Respostas

respondido por: winederrn
9

Entenda que a Estratégia representa a escolha da melhor forma para se chegar ao resultado desejado.

Em síntese, a Estratégia Empresarial consiste na soma das respostas às seguintes perguntas:

a) O que a empresa quer? - neste caso, a organização faz a definição dos objetivos que pretende alcançar.

b) Como a empresa irá conseguir? - na prática, a empresa define (método) o que ela usará para conseguir os objetivos desejados.

Nos negócios, a estratégia deve ser elaborada para criar um diferencial competitivo em relação aos demais concorrentes de mercado.

Exemplo de diferencial competitivo: Implantação de uma assistência técnica da própria empresa que vendeu o produto para o cliente.

Espero ter contribuído!


jeanpatricknobre: Qual autor você utilizou os conceitos ?
Perguntas similares