Essa atividade é para a feira de ciências da escola, respondem para mim pf é para amanhã. Vale 10 pontos.
Respostas
Antes de responder, um lembrete que pode te ajudar na sua apresentação:
Em qualquer esquema de aparelho circulatório, a cor vermelha sempre representa o sangue rico em oxigênio (=sangue arterial) e a cor azul sempre representa o sangue rico em gás carbônico (=sangue venoso).
Outra coisa importante são os conceitos corretos de veias e artérias;
Veias são os vasos que chegam ao coração trazendo sangue das várias regiões do corpo;
Artérias são os vasos que saem do coração levando sangue para todas as regiões do corpo.
Importante: nem sempre as veias transportam sangue venoso e nem sempre as artérias transportam sangue arterial porque existem 2 circulações: a pequena (coração→ pulmões→ coração) e a grande (coração→ demais órgãos do corpo →coração).
O lado esquerdo do corpo é rico em circulação arterial e o lado direito é rico em circulação venosa. Mas atenção: como esse esquema mostra o aparelho circulatório de frente, o lado direito do desenho mostra a circulação arterial (vermelho) e o lado esquerdo mostra a circulação venosa (azul).
1- a) já está respondido acima
b) O sangue venoso recolhido dos vários órgãos chega até o coração entrando pelo seu lado direito (átrio ou aurícula direita). Dali o sangue passa para o ventrículo direito (uma válvula muscular separa o átrio do ventrículo) e é impulsionado para dentro das artérias pulmonares que partem do coração em direção aos pulmões (essas artérias, portanto transportam sangue venoso).
c) Nos pulmões, o sangue venoso é oxigenado, ou seja, o gás carbônico é "trocado" pelo oxigênio obtido da inspiração do ar; o sangue torna-se rico em oxigênio (arterial) e o gás carbônico é eliminado durante a expiração pulmonar. Esse sangue arterial volta ao coração pelas veias pulmonares que chegam pelo lado esquerdo (átrio) do coração; passando ao ventrículo esquerdo o sangue é impulsionado para a artéria aorta e distribuído para todos os órgãos por ramificações dessa artéria.
2- A= vasos linfáticos. B, C, D, E= baço, timo, tonsilas (ou amídalas), linfonodos (ou gânglios linfáticos). F= linfa
3-a) Vacinação (ou imunização ativa) é uma forma de "obrigar" nosso sistema imunitário a produzir uma quantidade maior de células de defesa (com anticorpos) contra agentes estranhos (geralmente vírus ou bactérias). A vacina é uma solução que contém esses mesmos agentes estranhos só que "enfraquecidos" (vírus e bactérias sem as suas cápsulas protetoras, por ex.). Muitas vacinas são aplicadas em várias doses (reforços) para que o organismo vá se se adaptando e produzindo a quantidade ideal de anticorpos para proteção durante toda a vida. Outras vacinas precisam ser aplicadas regularmente porque muitos vírus e bactérias sofrem mudanças com o passar do tempo (mutações genéticas).
b) As vacinas fazem parte da medicina preventiva pois não curam as doenças. Apenas previnem o aparecimento delas, fortalecendo o sistema imunitário. Algumas doenças, como o tétano e o botulismo, quando já instaladas no organismo, requerem a aplicação do soro terapêutico que é uma solução com anticorpos já prontos para atuação imediata (urgente).
4- Nosso sistema imunitário produz anticorpos contra qualquer agente estranho, ou seja, que tenha uma composição bioquímica diferente da nossa (proteínas diferentes). Por isso, tanto no caso de um transplante de órgão como numa transfusão de sangue existe o risco de rejeição imunitária (o novo órgão ou sangue são "atacados" pelos anticorpos). Esse é o motivo de se procurarem doadores compatíveis, geralmente parentes biológicos muito próximos cuja bioquímica deve ser semelhante.
Espero ter ajudado.
Boa Feira de Ciências!