• Matéria: História
  • Autor: apronemh3
  • Perguntado 7 anos atrás

Explique o que foi a política dos governadores e relacione com o voto de cabresto , fraude eleitoral e troca de favores ?
Me AJUDA E PARA AMANHÃ
MÍNIMO DE LINHA 10

Respostas

respondido por: andressamachado160
10

A política dos governadores ocorreu durante o governo de Campo Sales, quarto presidente da república. Isso ocorreu porque ele estava ocupado demais tentando resolver a situação econômica e com a instituição da política do café com leite no Brasil; para resolver essa problemática houve aumento de impostos e tarifas além de claro, alguns auxílios aqui e ali para obtenção de parceirias. Campos Sales não dava a mínima pra população e adversários políticos, todavia sabemos que a política possui viés contratualista e vivendo em uma democracia o contrato tinha de ser real em algum ponto, ele tinha que existir. Daí então surgiu a ideia de conseguir apoio dos estados com a política de governadores, onde ele prometia ajudar na campanha e na (re)eleição de quem lhe oferecesse suporte político também. Esse sistema se replicou para as relaçoes municipais também. Logo, elegia se governador quem possuísse apoio do presidente, elegia se prefeito quem possuísse apoio do governador e era um bom seringalista e/ou senhor de terras que possuísse o apoio do prefeito. Assim, entre a nova rede de apoio surgia o voto de cabestro.

Sabe -se que todas essas relações são vias de mão dupla, portanto para conseguir o apoio do prefeito tenho que conseguir também muitos votos, a troca de favores. Por isso o senhores de terras e seringalistas ordenavam aos seus empregados - que muitas vezes eram analfabetos - que votassem no seu escolhido e esse sistema acontecia até as instâncias federais. Por muitas vezes aconteciam fraudes eleitorais pela falta de controle no número de eleitores e o analfabetismo de boa parte deles.

Espero ter ajudado.


apronemh3: Muito obrigado !!
Perguntas similares