1) Sistema econômico que se desenvolveu na Europa com a crise do feudalismo e se expandiu econômica e territorialmente pelo mundo a partir do século XVI.Desde então vem se transformando, passando por diversas etapas marcadas por características diferentes no que se tange às relações de produção e de trabalho, às tecnologias empregadas e às doutrinas que orientam seu funcionamento, chamando de economia de mercado. "O capitalismo é um sistema econômico que se expandiu econômica e territorialmente. Apresentou grande dinamismo ao longo de sua história e foi se transformando à medida que os desafios à sua expansão foram surgindo. Com o tempo, sobrepôs-se a outros sistemas de produção,até se tornar hegemônico".(SENE, Eustaquio e MOREIRA, João Carlos. Geografia Geral e do Brasil. p. 12) Tomando como referência o processo de transformação do sistema capitalista, assinale a alternativa correta. Alternativas: a) O Mercantilismo surgiu com os comerciantes e burgueses, defendia o cercamento sem intervenção do Estado na economia. Seus principais objetivos era aumentar a produtividade, o comércio e os lucros comerciais. b) Durante o período de transição dos meios de produção, surgiu o liberalismo que apoiava o absolutismo mas criticava o mercantilismo, defendia no plano econômico a intervenção do Estado na economia. c) Adam Smith foi um economista inglês que criticou o pensamento econômico clássico, defendeu a intervenção estatal na economia para evitar crises de superprodução e gastos públicos, e modelou a economia mundial. d) Durante a etapa mercantilista do capitalismo, a exploração econômica dos trabalhadores proporcionou grande acúmulo de riquezas para os países desenvolvidos industrialmente. e) O liberalismo criticava duramente o mercantilismo,apoiava a democracia representativa, o direito à propriedade e a livre-iniciativa e a concorrência. Também criticou a intervenção do Estado na economia.
Respostas
respondido por:
11
e) O liberalismo criticava duramente o mercantilismo,apoiava a democracia representativa, o direito à propriedade e a livre-iniciativa e a concorrência. Também criticou a intervenção do Estado na economia.
O liberalismo assim como vemos é cada vez mais importante pro desenvolvimento dos diversos elementos da sociedade, vemos que ele modificou muito a forma como o negócio era feito, permitindo que houvesse uma maior chance de concorrência.
A concorrência é um elemento chave para o liberalismo, quanto mais concorrência tivermos mais produtos iremos ter nos mercads e mais baratos esses produtos serão, devido a necessidade de venda dos mesmos.
respondido por:
6
Resposta:
E
Explicação:
O liberalismo criticava é fato
leillysantos23:
Alguém tem todas a resposta
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás