• Matéria: História
  • Autor: brancosilk1
  • Perguntado 7 anos atrás

quais os principais elementos de nossa cultura e de que etnia eles são originários.

Respostas

respondido por: makmorales
47

Os principais elementos de nossa cultura e de quais etnias eles são originários começam com com os elementos da cultura portuguesa, indígena e africana, além de outros povos europeus.

A matriz cultural do Brasil é basicamente formada por esses três povos; os nativos indígenas, os colonizadores europeus e os africanos, sendo que ao longo dos séculos, outros povos vieram para o Brasil, tal como os japoneses.

Abraços!

respondido por: vendraminibrunalucas
53

Resposta:

Após acesso a vídeo aula e ao material do e-book, é possível dizer que a cultura brasileira marca a identidade nacional, ela define ‘quem nós somos’ como nação. Porém, como ‘nação’ somos um povo miscigenado e diversificado, não sendo possível nos encaixar em apenas uma definição.  

Tivemos influências europeias, africanas e indígenas na formação da nossa sociedade e tais influências serviram para criar grande parte da cultura como a conhecemos hoje.

As festividades do Carnaval e o Catolicismo, são herança da cultura europeia. A escolha da língua portuguesa como oficial, também entra nessa herança.

O samba, a Umbanda, a Capoeira e diversos pratos como a feijoada, moqueca e vatapá, são heranças da cultura africana.

Também temos traços da cultura asiática e indígena no nosso país.

Os conflitos aparecem de diversas formas na nossa sociedade. Vemos desde conflitos étnicos como a segregação racial; intolerância religiosa, principalmente contra as religiões e cultos africanos; até as discriminações violentas relacionadas à gênero sexual e classe social.  

Tais conflitos podem ser testemunhados diariamente e vários relatos são encontrados em rodas de conversas ou redes sociais, por exemplo.

Sou otimista em acreditar que estamos progredindo e que o “ser brasileiro” está começando a ser entendido como uma definição muito mais ampla do que simplesmente ser “a miscigenação entre portugueses, indígenas e africanos escravizados”. Porém, ainda há um longo caminho a seguir rumo ao desenvolvimento.

Explicação:

Perguntas similares