• Matéria: Geografia
  • Autor: dustiss
  • Perguntado 7 anos atrás

redação sobre a formação do planeta terra​

Respostas

respondido por: cristina1683
2

Explicação:

você deve pesquisar mais um pouco no Google, mas se você quiser saber como começar o texto mim mande um comentário

respondido por: mell8396
7
Olá ❤️⭐️

Atualmente, muito se comenta sobre fenômenos como o aquecimento global, o desmatamento, a crise hídrica, entre outros problemas que o planeta enfrenta, mas você sabe como foi o processo de formação da Terra?

Desde sua formação, há cerca de 4,6 bilhões de anos, o planeta Terra está em constante transformação, seja em seu interior ou na superfície. E essas mudanças, perceptíveis ou não, ocorrem devido a grande energia existente no centro da Terra e também por agentes externos, como nos períodos de temperaturas extremamente elevadas e de glaciação e pelas ações do homem.

Segundo os cientistas, há 13 bilhões de anos ocorreu uma explosão muito potente, a famosa Big Bang. Essa explosão teria dado origem à matéria de todo o universo.

No início do Sistema Solar, existiam apenas grãos microscópicos de poeira e gases espaciais que orbitavam ao redor do Sol e, pela força de atração gravitacional, eles começaram a se juntar e formar corpos cada vez maiores e com mais massa, conhecidos por planetésimos, gerando os planetas, incluindo a Terra.

Geologicamente, a história da Terra é dividida para distinguir os períodos de grandes mudanças. Inicialmente existem os éons, que são subdivididos em eras, que se subdividem em períodos, que por sua vez são subdivididos em épocas. As eras geológicas são: a Arqueozóica (que incluem os éons Hadeano e o Arqueano, início da formação da Terra), a Proterozóica (início da vida); a Paleozóica (vida primitiva); a Mesozóica (vida intermediária) e a Cenozóica (vida moderna).


Reprodução
No princípio, o planeta era extremamente quente, equivalente a uma imensa bola de fogo, com aproximadamente 1.500°C, não abrigando nenhuma forma de vida.

Passados milhões de anos após a formação do planeta, a Terra entrou em um processo de resfriamento gradativo, com o desprendimento de gases e vapores. Isso fez com que os gases formassem a atmosfera (composta de metano, amônia e outros compostos) e uma parte desses vapores seria vapor-d’água que, à medida que se afastava da massa incandescente, resfriava-se e se transformava em água líquida, precipitando em forma de chuva. Assim, repetindo-se por muitas vezes, a superfície da Terra foi resfriando lentamente e grandes quantidades de água foram se acumulando, o que formou os oceanos primitivos. Essa alteração também originou uma estreita camada de rocha em toda a Terra. Todas essas mudanças duraram aproximadamente 800 milhões de anos.

A partir da solidificação da Terra e da formação do supercontinente, a Pangeia, a formação do oceano, nomeado Pantalassa, foi fundamental para o surgimento da vida no planeta, pois, segundo os cientistas, a origem da vida veio dos seres aquáticos.

Há cerca de 3,5 bilhões de anos, apareceram bactérias muito primitivas, unicelulares. Com a fotossíntese, feita por essas bactérias, a atmosfera acumula oxigênio. Dessa forma, surgiram as algas, além de outros microrganismos pluricelulares.


Por algum tempo durante os primeiros 800 milhões de anos de sua história, a superfície da Terra mudou do líquido ao sólido.
Essas primeiras formas de vida foram importantes para a origem de outros seres oriundos dos microrganismos, como os invertebrados, dentre eles medusas, trilobitas, caracóis e estrela-do-mar, além disso, se desenvolveram plantas tais como as algas verdes. Todos os seres vivos desse momento habitavam ambientes marinhos.

Na era Paleozóica, algumas espécies de plantas marinhas desenvolveram a capacidade de se adaptar fora do ambiente aquático, migrando para áreas continentais e dando origem às primeiras plantas terrestres. Apareceram também inúmeros grupos de seres vivos, entre eles os artrópodes e os vertebrados.

Os animais terrestres tiveram sua origem a partir do momento em que algumas espécies de peixes saíram da água, aparecendo aos anfíbios e posteriormente os répteis. Cronologicamente, as plantas na Terra teriam surgido há cerca de 400 milhões de anos e os animais anfíbios há 350 milhões de anos.

Já na era Mesozóica, o planeta Terra ficou povoado por grandes répteis, como os dinossauros. Originaram-se também as plantas com flores e os mamíferos. Há cerca de 200 milhões de anos, a massa de terra teria começado a se afastar, devido ao efeito das placas tectônicas, blocos da superfície da crosta terrestre. Esse movimento formou a Laurásia (ao Norte) e a Gondwana (ao Sul). Durante os períodos seguintes, os dois continentes continuaram a fragmentar-se e, no fim do Mesozóico, eles já se configuravam de forma parecida aos continentes.
Perguntas similares