Respostas
Resposta:
Explicação:
Durante toda a gravidez, o corpo do bebê prepara-se para sobreviver fora do corpo da mãe. Sendo assim, diversas mudanças acontecem para permitir a sua sobrevivência, garantindo que, ao final do processo, o bebê seja capaz, por exemplo, de respirar e conseguir se alimentar sozinho.
Durante os meses da gestação, os sistemas do bebê vão se desenvolvendo e ele vai ganhando peso e tamanho.
Durante os meses da gestação, os sistemas do bebê vão se desenvolvendo e ele vai ganhando peso e tamanho.
A seguir, vamos falar um pouco a respeito de alguns acontecimentos marcantes que ocorrem nas diferentes semanas da gestação. Vale salientar que cada gestação é única, mas espera-se que os eventos de desenvolvimento ocorram mais ou menos nas semanas abaixo descritas.
Descreveremos aqui os principais eventos utilizando como referência a Caderneta de Gestante produzida pelo Ministério da Saúde:
Quarta semana: Nessa etapa, o coração do bebê começa a bater e é possível observar o local onde os braços e pernas se desenvolverão. O tamanho do bebê, nessa fase da gestação, é aproximadamente o tamanho de um grãozinho de arroz.
Oitava semana: Nessa etapa, o bebê já apresenta o tamanho aproximado de uma ervilha, e seus dedos, orelhas e órgãos internos estão formados.
Nona semana à 12ª semana: Nessa etapa, o cérebro já inicia seu funcionamento, sendo o bebê capaz de realizar algumas atividades, tais como mexer os seus membros.
14ª semana: O bebê, nessa fase, é capaz de mexer suas mãos e os movimentos respiratórios já são possíveis.
15ª semana à 16ª semana: Nessa etapa, a mãe começa a sentir os movimentos do bebê. A pele do bebê, até então transparente, começa a engrossar.
17ª semana à 18ª semana: Nessa etapa, o bebê já é capaz de sugar, deglutir e piscar. A mãe, nessa etapa, é capaz de perceber os soluços do filho, atividade considerada normal.
20ª semana à 24ª semana: Nessa etapa, os alimentos ficam ainda mais intensos e a mãe é capaz de perceber com facilidade a movimentação do bebê.
27ª semana à 30ª semana: Nessa semana, o bebê já está bem formado e já é capaz de escutar e identificar sons e perceber a luz.