"O senhor do engenho, diz o cronista, é título a que muitos aspiram porque traz consigo o ser servido, obedecido é respeitado de muitos"
Considerando o período colonial brasileiro,comente a afirmação apresentada.
Respostas
Resposta:
Essa afirmação é verdadeira e abora uma das principais personagens da história do Brasil, característico da sociedade brasileira no período colonial.
O Senhor de Engenho como era chamado eram homens mais velhos, geralmente ricos que viviam na casa-grande com toda a sua família.
Essa construção ficava na parte mais alta do terreno para assim ter uma visão panorâmica de toda a propriedade. Somente os senhores mais ricos usaram alvenaria de tijolos maciços.
É importante ressaltar que a sociedade dos senhores de engenho no era baseada no patriarcado, ou seja, uma organização cujo patriarca era geralmente um homem mais velho, poderoso e que tinha uma enorme propriedade e exercia seu poder sobre todos os que viviam na região de seu engenho, tanto os que moravam com ele, seus empregados e escravos.
As mulheres também viviam sob as ordens de seus maridos e pais, senhores do engenho e tinham pouco poder nesse sistema.
Espero ter ajudado.
Bons estudos.
Explicação:
Assim, é importante concluir que os senhores de engenho, pessoas ricas, fidalgos, pessoas que faziam parte da aristocracia em Portugal e no Brasil, eram as pessoas que mandavam no engenho e tinham grande influencia em toda a região.