posso colocar a falta de investimentos na educação em um dos argumentos pra abordar na redação da mobilidade social??
Respostas
Resposta:
Acredito que sim!
Explicação:
Segundo o sociólogo Giddens, a noção de mobilidade social refere-se à transição de indivíduos ou grupos de um estrato ou de uma classe social para outra. Existem dois tipos de mobilidade social: a mobilidade intrageracional , caso em que analisamos a situação dos indivíduos numa geração, isto é, a posição por eles ocupada no início e no fim das suas carreiras; e a mobilidade intergeracional , caso em que analisamos mais do que uma geração, procurando ver, por exemplo, se os indivíduos pertencem à mesma classe social dos seus pais. Em termos de sentido, a mobilidade social (intra ou intergeracional) pode ser ascendente ou descendente.
Nesse sentido pode-se colocar a educação como um agente fundamental para essa mobilidade. Como exemplo de intrageracional seria o acesso à educação ajudando o indivíduo a subir na carreira/mudar de cargo; como exemplo intergeracional pode-se colocar em debate uma comparação entre o acesso que os pais de um indivíduo tiveram e o acesso que este mesmo teve, e assim tirar suas conclusões sobre ascensão ou não.
Geralmente, a educação abre portas para melhores empregos possibilitando a mobilidade, portanto a falta de investimentos significaria a diminuição da mesma.