"Na GT, Keynes escreveu que “os principais problemas da sociedade econômica em que nós vivemos são o desemprego e a arbitrária e desigual distribuição da renda e da riqueza” (1964, p. 372). Tal citação expressa, de certa forma, a ideia central do capítulo, qual seja, mostrar que a visão de Keynes sobre a dinâmica operacional de economias monetárias, em uma realidade de organicismo social e de intervenção do Estado na economia, especificamente por meio de suas proposições de política monetária e fiscal, visavam, em grande parte, solucionar as crises de demanda efetiva e, por conseguinte, de desemprego, e distribuir a renda social entre as diversas classes sociais [...] Keynes não queria que o capitalismo sucumbisse; muito pelo contrário, queria reformá-lo e salvá-lo". Fonte: TERRA, F., and FERRARI FILHO, F. As disfunções do capitalismo na visão de Keynes e suas proposições reformistas. In: DATHEIN, R., org. Desenvolvimentismo: o conceito, as bases teóricas e as políticas, pp. 345-373. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003. Estudos e pesquisas IEPE series. p. 369-370. Disponível em: . Tendo em conta o trecho citado acima e os conteúdos trabalhados no decorrer da disciplina de Economia Política, assinale a alternativa que explique corretamente como Keynes entendia que as incertezas do capitalismo poderiam ser mitigadas ou pelo menos diminuídas: A Para Keynes, dentro do sistema capitalista, cabe ao Estado, por meio da formulação de políticas econômicas destinadas a lidar com o emprego/desemprego e com a demanda efetiva, o papel de agente regulador da economia. B De acordo com o pensamento keynesiano o Estado deve buscar dirimir as crises do capitalismo a partir da estatização dos meios de produção capitalistas e da planificação econômica. C Para Keynes, a instabilidade do sistema capitalista pode ser dirimida por meio da atuação de Organizações Internacionais supranacionais, com a capacidade de regular as políticas econômicas dos Estados. D Para Keynes a única forma de dirimir as crises capitalistas é por meio da planificação da economia mundial, de modo que os Estados possuem grande importância para esse processo. E Keynes entendia que cabia às próprias empresas capitalistas mitigar as crises subjacentes a sua atuação por meio da formulação de uma governabilidade econômica não oficial. E (?
Respostas
respondido por:
7
A alternativa correta é a B De acordo com o pensamento keynesiano o Estado deve buscar dirimir as crises do capitalismo a partir da estatização dos meios de produção capitalistas e da planificação econômica.
O keynesianismo é uma teoria econômica do começo do século XX, baseada nas ideias do economista inglês John Maynard Keynes, que defendia a ação do estado na economia com o objetivo atingir o pleno emprego.
Segundo o pensamento keynesiano, a premissa fundamental para compreender uma economia encontrava-se na simples observação dos níveis de consumo e investimento do governo, das empresas e dos próprios consumidores.
Espero ter ajudado.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás