• Matéria: Português
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 7 anos atrás

PUC-RS 2016
Leia a passagem a seguir, referente a uma marcante personagem da literatura brasileira, e preencha as lacunas do texto relacionado ao excerto.
Examinou o terreiro, viu Baleia coçando-se a esfregar as peladuras no pé de turco, levou a espingarda ao rosto. A cachorra espiou o dono desconfiada, enroscou-se no tronco e foi-se desviando, até ficar no outro lado da árvore, agachada e arisca, mostrando apenas as pupilas negras. Aborrecido com esta manobra, Fabiano saltou a janela, esgueirou-se ao longo da cerca do curral, detevese no mourão do canto e levou de novo a arma ao rosto. Como o animal estivesse de frente e não apresentasse bom alvo, adiantou-se mais alguns passos. Ao chegar às catingueiras, modificou a pontaria e puxou o gatilho. A carga alcançou os quartos traseiros e inutilizou uma perna de Baleia, que se pôs a latir desesperadamente. (...) Dirigiu-se ao copiar, mas temeu encontrar Fabiano e afastou-se para o chiqueiro das cabras. Demorou-se aí um instante, meio desorientada, saiu depois sem destino, aos pulos.

Na famosa cena da morte de Baleia, personagem do romance _________, de _________, é nítida a _________ da cadela numa cena extremamente _________.

a.
O quinze – Raquel de Queirós – personificação – vívida

b.
Vidas secas – Graciliano Ramos – humanização – realista

c.
O quinze – Graciliano Ramos – alegorização – violenta

d.
Vidas secas – Graciliano Ramos – metaforização – sutil

e.
O quinze – Raquel de Queirós – simbolização – hostil

Respostas

respondido por: Liziamarcia
4

Na famosa cena da morte de Baleia, personagem do romance ”Vidas Secas”_, de ”Graciliano Ramos ”, é nítida a “ humanização “ da cadela numa cena extremamente “ Realista”_.

b.

Vidas secas – Graciliano Ramos – humanização – realista


Anônimo: pq humanização
Perguntas similares